quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Yoko Ono - Cantora - Viúva de John Lennon





Yoko Ono,  nasceu em Tóquio, no dia 18 de fevereiro de 1933. Cantora e artista plástica vanguardista japonesa. Vúva do mais famoso cantor,  John Lennon e mãe de Kyoko Chan Cox e Sean Lennon. Atualmente vive em Nova Iorque.
Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo.
É uma pessoa notável e quase nunca desiste. Porém, para muitos, sua fama é negativa, acusada de ter sido a causa da separação da banda The Beatles, consagrada como a maior da história.


Nascida numa família rica, Yoko Ono teve oportunidade durante a infância de estudar em Gakushin, uma das mais exclusivas escolas do Japão. Durante este período estudou também piano clássico e canto.
Durante a Segunda Guerra Mundial deslocou-se frequentemente entre cidades do Japão e Estados Unidos até 1952, quando se mudou definitivamente para Nova Iorque. A partir de então frequentou a faculdade de música Sarah Lawrence, onde conheceu importantes músicos de vanguarda, que posteriormente seriam inspiração para o surgimento do grupo Fluxus, entre eles John Cage.


Em 1956 casa-se, contra a vontade de seus pais, com


Toshi Ichiyanagi e com ele dividiu um loft em Manhattan, que pouco tempo depois se tornou laboratório para as performances de Yoko e as experiências sonoras de John Cage.
Rejeitando o auxílio financeiro da família, começa a lecionar arte japonesa e música em escolas públicas.

Com a repercussão de suas obras, Yoko é convidada em 1966 a realizar uma exposição individual. Nesta exposição, foi exposta a obra Ceiling Painting, uma instalação na qual uma escada conduz o observador até um vidro no teto, onde há uma lupa presa para que se leia a pequena inscrição "Yes!". O músico John Lennon, membro da banda Beatles, estava presente na exposição e seu encantamento com a obra despertou interesse pela produção artística de Ono.


John Lennon financiou então sua próxima instalação, Half-A-Room, uma peça intimista e melancólica: um quarto de casal completamente branco, com a mobília, também branca, cortada ao meio. Ono comenta que a inspiração para a instalação ocorreu quando acordou certo dia e notou que Anthony Cox, seu ex-marido, não estava lá, não havia voltado na noite passada, deixando uma sensação de "estar pela metade".


A partir do fim da década de 1960, Yoko Ono e John Lennon começam a produzir composições de vanguarda, sem estrutura musical tradicional. Lennon se separa de sua primeira esposa; casa-se com Yoko em 20 de Março de 1969, e eles têm um filho, Sean Lennon, em 9 de Outubro de 1975.




Nenhum comentário:

Postar um comentário