quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gaúcho da Fronteira - Cantor


Heber Artigas Fróis, nasceu em Santana do Livramento, no dia 23 de junho de 1947, mais famoso como Gaúcho da Fronteira É um músico brasileiro, e um dos mais conhecidos intérpretes de música regional gaúcha.
Começou a tocar violão, acordeão e bandoneón na infância. Em 1968 entrou no grupo Os Vaqueanos, com quem gravou alguns discos. Em 1975 gravou o primeiro LP solo, Gaúcho da Fronteira, e firmou-se como um representante da tradicional música dos pampas.


Nos anos 80, sua popularidade estendeu-se pelo Brasil todo, com suas canções bem-humoradas e dançantes. Na década de 1990 voltou-se para outras manifestações musicais tradicionais brasileiras, lançando em 1999 o CD Forronerão, ao lado do grupo Brasas do Forró, unindo o folclore brasileiro de um extremo a outro do país.


Deste disco emplacaram os sucessos "Forronerão", mistura de forró e vanerão, e "Vanerão Sambado" que, como o nome sugere, mistura vanerão com samba. O maior sucesso de sua carreira foi Nhecovari Nhecofum.


Outra grande canção de sucesso foi Herdeiro da Pampa Pobre, parceria com Vainê Darde, que foi regravada pelo grupo gaúcho de rock Engenheiros do Hawaii em 1991 nesse mesmo ano fez um filme tendo título gaucho negro tendo no elenco Leticia Spiller, Juliana Baroni etc...


Wikipédia


Acesse este endereço:
Assunto: Cangaço
Basta clicar

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário