sexta-feira, 28 de agosto de 2015

JORGE DE ALTINHO - Cantor


Jorge Assis de Assunção nasceu emOlinda-Pernambuco. Seu pai na época, decidido a ter uma vida mais tranqüila, mudou-se com a família para o município de Altinho. Ainda no colégio Jorge começou a cantar, no começo como brincadeira, mas sempre sonhando alto e aos poucos perdendo a timidez. Matriculou-se na escola de música do município, onde chegou a fazer parte da filarmônica. Esses ensinamentos e o aprimoramento das lições de músicas em muito iriam lhe ajudar futuramente em sua carreira.

Vivendo próximo a Caruaru, considerado um dos maiores caldeirões culturais do Brasil, conviveu com os violeiros, aboiadores, coquistas, sanfoneiros, leitores de cordel, emboladores, além dos artesanatos de palha, couro e barro, do mestre Vitalino, despertou interesse pela música regional, manancial para suas músicas e fonte de permanente inspiração.


Seu primeiro disco seria gravado em 1980, pela Emi-Odeon, com 12 músicas de sua autoria. A partir dai gravou cerca de 37 álbuns entre vinis e CDs e passou por diversas gravadoras como: RCA, Sony, RGE, Paradoxx e Warner Continental. Teve suas músicas gravadas por artistas renomados como Trio Nordestino, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alcione, Raimundo Fagner e Zé Ramalho.

Fonte: forroemvinil
Jorge de Altinho
Olinda, Pernambuco
Biografia
Cantor. Compositor.

Dados Artísticos

Suas primeiras composições foram gravadas pelo Trio Nordestino, entre as quais, "Fole de ouro", "Amor demais", "Forró quentão" e "Petrolina Juazeiro". Em 1976, o Trio Nordestino gravou dele, Félix de Barros e Giza da Rocha "A separação". Em seu início de carreira inspirou-se em Raul Seixas e Jackson do Pandeiro. Gravou discos independentes. Um desses discos vendeu cerca de 48 mil cópias em menos de um mês, mesmo sem a capa, que foi feita em São Paulo e demorou a chegar em Recife.Em 1980 lançou seu primeiro LP: "Jorge de Altinho - O príncipe do baião", pela gravadora Odeon, com composições de sua autoria como "Ela vem", "Bala trocada" e "O grito da natureza" e também duas parcerias com Petrúcio Amorim: "Disfarce" e "Confidências", músicas que se tornaram clássicos em bares e casas de shows de todo o Nordeste. Em 1983, lançou pela RGE o LP "Canto livre", em que gravou "Saudade de você", de Onildo Almeida, "Canto livre", de Janduhy Finizola e "Vida colorida", de sua autoria. Em 1984 gravou a composição "Desejo de mouro", do compositor e cantor cearense Zé Ramalho. Em 1985, gravou com o Quinteto Violado o forró "Bom demais", de sua autoria. Em 1986, teve uma participação especial no disco da cantora Marinês, cantando com ela a composição "Jeito manhoso", de Nando Cordel. No mesmo ano gravou "Estrela do amor", de Dominguinhos e Nando Cordel e "Com você eu vou", de Nando Cordel. Em 1987, Genival Lacerda gravou dele e Genival Lacerda "Fio dental". No mesmo ano, Marinês gravou, de sua autoria, a música "Feitiço". Ainda no mesmo ano, ganhou disco de ouro pela vendagem do LP "Calor de verão", o primeiro a fazer sucesso fora do Nordeste. Na ocasião, realizou shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já gravou 26 discos pela EMI, Paradoxx, RGE, Som Livre e RCA. Ficou 10 anos na BMG. Em 1989 gravou "Quero ter você", em parceria com Fagner. Em 1998 lançou um CD com canções românticas, entre as quais, "Me dê motivo", de Michael Sullivan. Em 1999 teve a música "Brincadeira na Ribeira" gravada por Dominguinhos. No mesmo ano, o Trio Forrozão gravou, "Bom demais", no disco "Na batida da zabumba", lançado pela Natasha Records. Em 2000, apresentou-se no programa "Jô Soares onze e meia", na TV Globo. Entre seus sucessos estão as músicas "Doido pra vadiar", "Deixa clarear", "Nem ligue" e "Vida viola". No mesmo ano, lançou o CD "Jorge de Altinho ao vivo", pela Continental East/West, interpretando, entre outras, "O fole roncou", de Nelson Valença e Luiz Gonzaga.

Obra

A modinha da ladainha
A separação (c/ Félix de Barros/Giza da Rocha)
Água clara
Alucinante (c/ Ezequias Rodrigues)
Amor demais
Amor Maceió
Amor pra delirar
Andorinho só não faz verão (c/ Ezequias Rodrigues)
Bala trocada
Balanço bom
Bate-bate coração
Bom demais
Brincadeira na ribeira
Caminhante
Cariri (c/ Everaldo Boavista)
Carolina
Chamego proibido (c/ Jorge de Altinho)
Claridade
Como eu quero
Confidências (c/ Petrúcio Amorim)
Contando os minutos pra te ver
Cor e brilho
Correndo atrás de mim
Correnteza (c/ Ezequias Rodrigues)
De jeito nenhum
Deixa clarear (c/ Joãozinho Soares)
Desafio (c/ Mário Telles e Nené)
Desencanto
Disfarce (c/Petrúcio Amorim)
Doido pra vadiar
Ela vem
Esperando por você
Esquinas e lugares
Eu já vi tudo (c/ Jorge Silva)
Fio dental (c/ Genival Lacerda)
Fole de ouro
Forró quentão
Forroliando
Frevança
Fuliação
Garota de Atalaia
Lembranças (c/ Petrúcio Amorim)
Liga pra mim
Luará luarô (c/ Jaguar)
Mal de amor (c/ Accioly Neto)
Menina bonita (c/ Everaldo Boavista)
Nêga dançadeira
Nem ligue
O grito da natureza
Pagode matuto
Pé na estrada
Petrolina-Juazeiro
Pra bailar contigo (c/ Jaguar)
Pra gente se divertir
Pra que chorar
Queria bis (c/ Jorge Silva)
Quero ter você (c/ Fagner)
Quero teu amor
Renascimento (c/ Ezequias Rodrigues)
Saudade de nós
Sete vidas (c/ Everaldo Boavista)
Sigilo
Só a gente tem (c/ Jaguar)
Sorriso prateado
Sou feliz (c/ Ezequias Rodrigues)
Tamanho de paixão (c/ Elias Jr. )
Tamanho de paixão (c/ Elifas Junior)
Tanto tempo, tanto amor
Tempos de criança
Todo amor (c/ Jorge Silva do Recife)
Vida colorida
Vou rifar meu coração
Fonte: dicionariompb

AUTO-RETRATO

JORGE DE ALTINHO, de nascimento Jorge Assis de Assunção, nasci na rua Cel. Antônio Carlos Ferreira, 66 - bairro de Salgadinho da histórica cidade de Olinda. Ainda criança, meus pais mudaram-se para o interior, chegando eu em Altinho, agreste de Pernambuco, aos 5 anos.

Sempre gostei de cantar e, aos 15 anos, já participava das festinhas do colégio e de pic-nics, etc.

Uma vez, fui para Caruaru fazer um teste no programa de auditório da Rádio Difusora, "Expresso da Alegria", onde além do convite para ficar fazendo parte do programa, ganhei do radialista Uruapuã Barrocas, o nome artístico que até hoje carrego comigo.


Daí, parti para a realidade, passando 7 anos pelos sertões batalhando e pesquisando. Foi lá que encontrei o Trio Nordestino que gravou algumas das minhas criações: "cadê o cururu... (Sapo Cururu) no Araripe fizeram um forró... (Fole de Ouro) quando se ama... (A Separação) eu convidei... (Forró Quentão) na margem do São Francisco... (Petrolina-Juazeiro) a coisa mais linda... (Amor Demais) eu quero ser seu amor... (Xamego Proibido) quem nunca foi... (A Capital do Forró)" além de Mané Gambá que gravei na voz do Gonzagão.

Fiz meu primeiro disco com 12 músicas de minha autoria, se destacando Garota de Atalaia.

Hoje me deram oportunidade de fazer mais um trabalho, e, como todos os bons artistas fazem; bons músicos e uma boa qualidade técnica. Espero que meu povo aceite este disco, pois o meu objetivo é levar alegria através da nossa música a todos os recantos do Nordeste, desabafando a perseguição da seca e as injustiças. Afinal, não sei ficar triste. Sou como o povo: tenho na gargara o Meu Cantar.

Jorge de Altinho, apresentação do LP Meu Cantar, outubro de 1981.

Siga www.onordeste.com pelo Twitter - O melhor conteúdo sobre a região Nordeste do Brasil.

http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Jorge+de+Altinho&ltr=J&id_perso=694

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário