segunda-feira, 11 de julho de 2011

Evaldo Braga - Cantor

            
Evaldo Braga
            
Evaldo Braga (Campos dos Goytacazes, 1948Três Rios, 31 de janeiro de 1973) foi um cantor e compositor brasileiro do estilo popular.
            
Evaldo Braga não teve pais conhecidos, tendo sido criado em um orfanato fluminense, juntamente com o ex-jogador Dadá Maravilha.

Dadá Maravilha

Sua mãe, uma prostituta da cidade de Campos, o abandonou numa lata de lixo. Foi nela que se inspirou para compor seu maior sucesso, "Eu Não Sou Lixo". Boêmio, morreu em um acidente automobilístico na BR-3 (Rio-Juiz de Fora), ocupando um Volkswagen TL, após tentativa de ultrapassagem forçada segundo populares. Importante ressaltar que no momento do acidente, Evaldo Braga não dirigia o carro, mas seu motorista. Seu túmulo é um dos mais visitados no feriado de Finados no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro.

Foto do túmulo de Evaldo Braga
            
Trabalhou por muito tempo como engraxate, nas portas de rádios e gravadoras. Com esta ocupação conheceu diversos artistas; entre os quais Nilton César, que ofereceu-lhe a primeira chance de emprego no meio artístico, como seu divulgador.

Nilton César
           
Com isso, conheceu Edson Wander e apareceu pela primeira vez no ramo musical, compondo "Areia no meu Caminho" juntamente com Reginaldo José Ulisses. A música foi gravada pelo cantor Edson Wander em seu primeiro disco, "Canto ao Canto de Edson Wander", em 1968, e estourou nas paradas brasileiras, chegando a superar artistas do porte de Roberto Carlos.

Roberto Carlos

Com isso conheceu o produtor e compositor Osmar Navarro, que o convidou para gravar um disco na gravadora Polydor. Posteriormente teve músicas gravadas por Paulo Sérgio, um dos artistas que muito o ajudou no mercado musical.

Paulo Sérgio
            
Na música, celebrizou-se em 1969, no estilo "dor-de-cotovelo", tendo firmado parceria com compositores como Carmem Lúcia, Pantera, Isaías Souza e outros. Apresentava-se frequentemente no programa a Discoteca do Chacrinha. Seus maiores sucessos foram "Eu Não Sou Lixo", "Nunca Mais", "A Cruz que Carrego", "Mentira", "Sorria, Sorria", entre outros. Evaldo Braga não estudou num orfanato fluminense e sim em um colégio interno muito famoso aqui na capital.

Este colégio chamava-se INSTITUO PROFISSIONAL XV DE NOVEMBRO,mais conhecido como ESCOLA XV. Este colégio fica localizado na Rua Clarimundo de Melo, 847 - Quintino Bocaiuva - Rj e pertencia a uma instutição denominada SAM (Serviço de Assistência a Menores). O SAM era um órgão do Ministério da Justiça e Negócios Interiores que se destinava a recolher menores infratores, abandonados ou pobres. A Escola XV foi extinta em 1965 e tornou-se FUNABEM, mais tarde foi entregue ao Governo Estaual. Atualmente é o núcleo principal da FAETEC. (Este depoimento é de minha autoria. Eu também estudava neste colégio e fui colega do Evaldo e do Dadá Maravilha. Meu nome é Nivaldo Farias de Almeida e era componente da banda de música do colégio). Foi homenageado com um disco em que artistas como Flor, Canarinhas de Petrópolis dentre outros, faziam duetos com o proprio de cujus.


Fonte: Wikipédia

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Sou um grande admirador da voz e das músicas de Evaldo Braga, fiquei muito surpreso com a real história fantástica dele aqui, isso só prova que não existe limite quando o ser humano luta para atingir o seu alvo.
    Sr. Evangelista Bezerra da Silva

    ResponderExcluir