segunda-feira, 4 de julho de 2011

Michael Jackson - O Rei do Pop

Por: José Mendes Pereira
 
Uma breve biografia


Foto: bleffepoprock.blogspot.com

               Michael Joseph Jackson nasceu em Los Angeles, no dia 29 de agosto de 1958 e faleceu em sua cidade natal no dia 25 de junho de 2009. Foi um dos maiores líderes da musica pop. Além de cantar era compositor, dançarino, multiinstrumentista e produtor norte-americano.
               Michael Jackson era filho de Joseph e Katherine Jackson. Teve como irmãos os seguintes: Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, Randy e Janet. A situação não era muito boa, onde viviam em uma pequena casa de dois quartos. O pai sustentava a família trabalhando em uma siderúrgica. A mãe muito cedo colocou os filhos em uma igreja: “Testemunhas de Jeová” e passaram a praticar a evangelização de porta em porta. Mas esta religião não agradava o pai.

Foto: claudiafarnesi.com.br

                O pai de Michael era carrasco, fazendo com que os filhos vivessem trancados em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Mas os filhos gostavam de fugir de casa e iam para a casa de vizinhos. E lá, onde cantavam e faziam música. Desobediente, o filho mais velho gostava de usar a guitarra do pai, coisa que se ele soubesse dava bronca nele. 
                Certo dia o pai tomou conhecimento do talento dos filhos e procurou ganhar dinheiro através disso, saindo de Gary e foi para a Califórnia, e mais tarde foram contratados pela Motown.
                 Michael Jackson começou a mostrar o seu talento aos cinco anos de idade, cantando  e  dançando, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5, grupo de irmãos. Mas em 1971 deu início a sua carreira solo,  permanecendo como membro do grupo, que logo foi reconhecido como  Rei do Pop (King Of Pop).

Foto: caras.com.br

                Michael Jackson não teve dificuldade para dominar a música, e na década de 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. Com isso só o fez crescer e seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" foram creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990.

Foto: seteponto7.com

                Michael Jackson criou uma nova dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk". Seu estilo irreverente de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções, fez com que muitos dançarinos e cantores entrassem  nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock. 
               Michael Jackson foi um filantropo e humanitário, fazendo doações  milionárias  de dólares, beneficiando 39 centros de caridades, através de sua própria fundação.

Foto: contigo.abril.com.br

                No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. 

Michael Jackson e Priscilla Presley 
          Foto: mauditos.wordpress.com                

                 No ano de 1993 foi acusado de abuso infantil, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil. 
                           
O sonho acabou para o Rei do Pop!


O rei do Pop, Michael Jackson,  faleceu no dia 25 de junho de 2009.
O seu caixão custou 25 mil dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário