sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rolando Boldrin - Cantor


 
Rolando Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra, São Paulo, em 1936. Com sete anos, ele já tocava a viola. Logo cedo, formou dupla com o irmão, e fazia pequenas apresentações em sua cidade e na rádio local. Em 1953, foi para São Paulo, para tentar a carreira artística. Em 1963, iniciou a carreira profissional, gravando com Lurdinha Pereira, que seria sua esposa depois. Ele ficou muito famoso por ser pioneiro como apresentador de programas de televisão dedicados à música caipira.
Apresentou o Som Brasil, na TV Globo, Empório Brasileiro, no SBT e Empório Brasil na TV Bandeirantes. Além de ser cantor e contador de causos, ele participou de 25 novelas e 12 peças de teatro. O Acervo Origens já postou outro disco de Rolando Boldrin, disponível aqui. Rio-Abaixo é o quarto LP de Boldrin, dedicado, como todos os outros, à música caipira. Ele tem várias lindas composições do grande Raul Torres.
 
 
De fato, uma preocupação constante de Rolando Boldrin é divulgar a música caipira e seus grandes intérpretes e compositores, a despeito do sucesso mercadológico da música brega sertaneja. Destaque para a divertida Futebol da Bicharada (Raul Torres; faixa 6, Lado A), e para a belíssima Eu, a Viola e Deus, de autoria de Rolando Boldrin 9 faixa 4, Lado A).
 
 
 
Se você gosta de estudar "Cangaço", acesse este site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário