quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Neném do Baião - Cantor


Nasceu no "Campo Velho", hoje denominado de "Raiz", no município de Mossoró - Rio Grande do Norte. Filho do ferroviário conhecido como Manoel Bondinha, e de Cecília Bondinha. Do casal nasceram 24 filhos e Nenem do Baião se dedicou a música. Com oito anos de idade começou a bater pandeiro feito  de lata. Aos dez anos, o pai o presenteou com um pandeiro de verdade.

Sua carreira artística se deu, após apresentar algumas batidas  de pandeiros para três meninas, Expedita, Inárcia e Maria, e enquanto batia  no seu novo pandeiro, cantava música de


Jackson do Pandeiro.


Jacinto Silva


e Luiz Gonzaga.

Enquanto tocava para estas três meninas, findou se apaixonando por uma delas. Mas era paixão de criança. Apaixonado, sentiu vontade de dizer, e quando o seu pai soube da sua paixão, surrou-lhe, mas nem por isso deixou de se encontrar com a sua amada.

O tempo foi se passando, e, com 15 anos de idade resolveu acompanhar um circo. Posteriormente desistiu e novamente procurou a menina de suas paixões, e desta vez fez-lhe uma proposta de casamento, mas a mocinha negou, dizendo-lhe que ainda eram muitos jovens e não tinha para que se casarem.

Mas ele conseguiu o que realmente queria, terminou dormindo com a jovem , e com essa decisão de dormiram juntos, sabiam que o casamento seria feito. Mas foi engano; os seus pais e os delas, os expulsaram de casa e ganharam mundo adentro, fazendo morada em baixo de um pé de quixabeira. Um mês que haviam se juntado, a menina engravidou. Com a gravidez, finalmente os pais assinaram o casamento.


Trabalhava de agricultor, mas sempre tocando nas festas que aconteciam nas redondezas da cidade; além destas, foi salineiro, ferroviário, torneiro, mecânico, serviu o exército brasileiro, mas não deixava a sua paixão, a música, além do pandeiro, já era proprietário de uma acordeon de oito baixo. Faziam parte do seu conjunto: Minas, Toinho Bicouro, Otaviano, Chico Macaco. Mas o seu tocador preferido era o Chico do Guarda.Mas novamente Neném que já era conhecido por Neném do Rojão, se apaixonou, mas desta vez foi pela música.

Certo dia foi convidado para tocar na rádio, e um dos músicos se recusou a acompanhá-lo. Não gostando da atitude do músico, disse que daquele dia em diante só cantaria acompanhado por ele mesmo, com uma acordeon de sua propriedade. Ao sair da emissora, foi direto para casa, e lá, a mãe lhe disse que iria comprar uma acordeon. Com essa acordeon, Neném se tornou o Neném do Baião, fazendo festas por todos os lugares, cidades como: Açu, Pau dos Ferros, Apodi, Macau, Pendências e diversas cidades do Ceará. Na Paraíba e no Estado de Pernambuco. Acompanhou diverso políticos, fazendo os seus comícios. Neném do Baião é para Mossoró uma referência de bons músicos. Viveu dominado pela pobreza, mas conseguiu sair do sofrimento e hoje é um músico bem conhecido em diversos Estados do Norte.

Quem quiser contratar o Neném do Baião para shows, procure-o no bairro  Santo Antonio, na Rua do Boneco, pois todos naquela localidade, sabe muito bem onde mora o artista.


Visite este endereço


Assunto: Cangaço






Nenhum comentário:

Postar um comentário