domingo, 26 de junho de 2011

Wanderléia - Cantora


             Wanderléa Charlup Boere Salim (Governador Valadares, 5 de junho de 1946) é uma cantora brasileira.
            Tornou-se famosa durante a Jovem Guarda. Fez um grande sucesso na época juntamente com seus amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Roberto, Wanderleia e Erasmo Carlos

           Trabalhou como atriz principal na película brasileira "Juventude e Ternura" (1968), direção de Aurélio Teixeira, bem como contracenou com Roberto e Erasmo em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" (1968) de Roberto Farias entre outros filmes.
            Nascida em Governador Valadares, Wanderléa se mudou aos 9 anos de idade para o Rio de janeiro com a família, para se tornar a mais importante cantora da Jovem Guarda. Já aos 10 anos ganhava concursos em rádios e lançou em 1962 o primeiro compacto. No ano seguinte sai o primeiro LP, "Wanderléa", pela CBS.

Roberto Carlos e Wanderleia
            
             Na gravadora conhece Roberto(com quem teve um rápido namoro) e Erasmo Carlos, e passa a apresentar em agosto de 1965 o programa Jovem Guarda pela TV Record de São Paulo. Transmitido nas tarde de domingo, o programa teve uma das maiores audiências da época e lançou diversos artistas.

Celly Campelo

          Wanderléa e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock brasileiro. Participou de filmes ao lado de Roberto Carlos e, depois de terminada a Jovem Guarda, continuou a carreira como cantora pop. Atualmente se apresenta cantando seus maiores sucessos, como "Pare o Casamento" (versão de Luís Keller), "Ternura" (Rossini Pinto) e "Prova de Fogo" (Erasmo Carlos).

 

Tragédia

           
            Em 1984, o filho de Wanderléia, Leonardo morre afogado aos 2 aons de idade. O garoto estava andando de triciclo e acidentalmente caiu nas piscina. Chegou a ser socorrido mas não resistiu.
            Em  1984, o filho de Wanderléia, Leonardo morre afogado aos 2 anos de idade. O garoto estava andando de triciclo e acidentalmente caiu na piscina.  Chegou   a ser socorrido, mas não resistiu.
            Atualmente, um grande socesso de Wanderléia "Te amo", esteve na trilha sonora nacional da novela, Caras & Bocas, da Rede Globo. Foi tema do casal protagonista, Dafte (interprewtada por Flávia Alessandra) e Gabrile (Malvino Salvador). A mesma música já havia entrado para a trilha de uma novela dos anos 90, Pedra Sobre Pedra. Graças a essa canção, Wanderléia voltou a ter distaque na mídia.

 

Fonte: Wikipedia


 
Informações Úteis

Lembramos ao leitor que não podemos publicar ofensas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar. A finalidade deste blog é cultura que venha servir tanto para alunos como para professores.

Se você tem algo  educativo, e deseja publicá-lo, envie para josemendesp58@hotmail.com que será publicado no site:


José Mendes Pereira

Administrador 
do blog.



7 comentários:

  1. meu,nomee,CLEITONSANTINI,toda,tardedesabado,eu,finjo, apresentar,um,programa,de,auditorio,com,musicas,da, jovemguarda,wanderleia,me,ajude,mande,meu, numero,de,telefone,pra,diretores,de,TV,1881514859, teste,pra,apresentador,de,TV,25-4-2013

    ResponderExcluir
  2. finjo,apresentar,toda,tardedesabado, um,programa,de,auditorio,tipo TALK-SHOW,mesmo,estilo,do, chacrinha,wanderleia,diretores,de, TV,me,ajudem,teste,pra,TV,1881514859

    ResponderExcluir
  3. ajudem,o,cleiton,1881514859,teste,pra, TV,_______________________________________________Realização,====TOMPARKER====,empresário,do,cleiton

    ResponderExcluir
  4. diretores,de,TV,ajudem,o,cleiton,teste,pra,TV, 1881514859,realizacao,====TOMPARKER====,promoções,artisticas,s,a

    ResponderExcluir
  5. PERDIDOSNOSABADO,e,o,nome,do,meu,programa,ficticio,de,auditorio,que,apresento,toda,tardedesabado,com,musicas,da,jovemguarda,e,musicas,de,novelas,1881514859,antes,do,meu,programa,eu,encho,a,cara,de,remedio,ENXAK,2DRAMIM,86GOTAS,DE,DORFLEX

    ResponderExcluir
  6. TESTE,PRA,TV,[TELEVISAO],PROGRAMA,DE,AUDITORIO, 1881514859,DIRETORES,DE,TV,ME,AJUDEM,1881514859,CLEITONSANTINI,APRESENTADOR,DE,TV,TODO,SABADO,DE,TARDE,FINJO,APRESENTAR,UM,PROGRAMA,DE,AUDITORIO,TV,TV,TV,TV,____REALIZACAO,====TOMPARKER====,PROMOCOES,ARTISTICAS,S,A

    ResponderExcluir