sábado, 25 de junho de 2011

Bartô Galeno - Estilo romântico brega

Bartô Galeno
           
            Bartolomeu da Silva nasceu em Sousa, no Estado da  Paraíba, em 20 de maio de 1950.

            Logo que completou  10 anos de idade, mudou-se para Mossoró, Rio Grande do Norte,  época em que estava surgindo o movimento da jovem guarda.
 
            Bartô Galeno, como era chamado, passou a cantar na Rádio Rural de Mossoró, e a participar de vários programas de calouros, e geralmente ficava no primeiro  lugar, chegando a ser considerado "a mais bela voz do Rio Grande do Norte".

 Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti
Foto do Blog: Carlos Escóssia

             Em reconhecimento, o padre Américo Simonetti, diretor da Rádio Rural de Mossoró,  deu-lhe uma passagem para a cidade de Recife, em Pernambuco. De lá, Bartô Galeno foi para São Paulo, onde entrou em contato direto com os músicos da jovem guarda, como: 

Roberto Carlos 
Roberto Carlos
Jerry Adriano
e Zé Roberto

              Bartô Galeno começou a carreira como compositor, o que lhe rendeu vários contatos. Em homenagem a Roberto Carlos, Bartô Galeno fez uma canção com os títulos das suas músicas, chamada "Lembranças do Rei".  
           Seu primeiro álbum como cantor viria a ser lançado somente em 1975, intitulando-se Só Lembranças, pela gravadora Tape K, estreante na época. Sua voz foi descoberta por Oseias de Paula, que o encaminhou para a gravadora.

Ozeias de Paula

            Em 1978 lançou o álbum "No Toca-Fita do Meu Carro", cuja faixa homônima acabou tornando-se seu maior sucesso.
  
            Em 1997 lançou a coletânea 20 super Sucessos, com a participação de Agnaldo Timóteo.

Agnaldo Timóteo

          No ano de 2009, foi destaque na Virada Cultural na cidade de São Paulo e lançou o álbum Paixão Errante.

 

Discografia

 

Só Lembranças1975 - Pelo Menos Uma Palavra1977 - No Toca-Fita do Meu Carro1978 -Tudo É Nada Sem Você1979 - Eco do Meu Grito1980 - No Meu Carro por Aí1981 - A Chuva Traz Recordação1982 - Enamorado1983 - Piquenique em Alto Mar1985 -  Meu Lamento1987 - O Peso da Saudade1990 - 20 Super Sucessos1997 -Simplesmente Bartô2007 - Bartô Canta o Rei (volumes 1 e 2) – 2008 - Paixão Errante2009.



Fonte: Wikipédia


Lembramos ao leitor que não podemos publicar ofensas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar. A finalidade deste blog é cultura que venha servir tanto para alunos como para professores.

Se você tem algo que seja educativo, e deseja publicá-lo, envie para josemendesp58@hotmail.com que será publicado no site:


José Mendes Pereira

Administrador 
do blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário