sábado, 25 de junho de 2011

NÚBIA LAFAYETTE - Cantora

A cantora Núbia Lafayette, que morreu nesta segunda-feira, em foto de 1960
Núbia Lafayette

           Idenilde Araújo Alves da Costa, o verdadeiro nome da cantora Núbia Lafayette, que com este nome artístico ficou conhecida no mundo musical. Nasceu na cidade de Assu neste Estado do  Rio Grande do Norte, onde residiu até os três anos de idade, no dia  21 de Janeiro de 1937, e faleceu em  Niterói, no dia 18 de Junho de 2007).
           Apresentando tendência para a música,  a família se mudou para o Rio de Janeiro. Desde os oito anos de idade, apresentava-se em programas infantis.
          A carreira de Idenilde teve início no final da década de 1950, com o nome artístico de Nilde Araújo. Nessa época trabalhava como vendedora nas Lojas Pernambucanas do Rio de Janeiro quando resolveu participar no programa de calouros "A voz de ouro", da TV Tupi, interpretando canções da época. Foi crooner da boite Cave do Rio e estreou cantando Dalva de Oliveira.

Dalva de Oliveira
Dalva de Oliveira

             O nome artístico definitivo de Núbia Lafayette foi adaptado em 1960 por sugestão do compositor Adelino Moreira. Foi este compositor que à gravadora RCA, com o apoio de Nelson Gonçalves.

Nelson Gonçalves

           Foi nesse ano que gravou o seu primeiro disco com o samba-canção "Devolvi", de Adelino Moreira. Este trabalho projetou-a definitivamente como cantora romântica e popular.
         O número de cantores que se dizem influenciados por Núbia Lafayette é vasto e inclui nomes como:

 Alcione,
 Fafá de Belém,
Elymar Santos,
Tânia Alves e a
 Ficheiro:Rosedpaula.jpg
Cantora alagoana Rose D' Paula.

            Núbia continuou a participar em programas especiais  até ao fim da sua vida. Morava em Maricá, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.
           Núbia sofreu um AVC hemorrágico no dia 10 de Março de 2007, tendo ficado internada 10 dias. No dia 25 de Maio do mesmo ano voltou a ser internada no Hospital de Clínicas Niterói devido a complicações. Núbia faleceu aos 70 anos de idade.

Fonte: Wikipédia
 
 
Extraído do:
 
Enquanto o blog do mendes e mendes não funcionar direitinho,
eu vou me divertindo com este.


Nenhum comentário:

Postar um comentário