quinta-feira, 23 de junho de 2011

John Lennon - Beatles

John Lennon

          John Winston Lennon nasceu no dia 09 de Outubro de 1940, em Liverpool, na Inglaterra. Era filho de Julia e Alfred Lennon, que por pouca sorte não foi acompanhado pelo pai, abandonando-o muito cedo, sendo  criado por uma tia, Mimi, irmã de Julia, sua mãe.


Tia Mimi, irmã da sua mãe

              Apesar de não ter sido criado sobre o domínio do pai, mas tinha um padrão de vida superior a dos outros componentes dos Beatles.


Julia, a mã de John Lennon

             Estudou na Quarry Bank Grammar School, escola que, com seus companheiros viu o nascimento do “Quarrimen”, que mais tarde deu origem aos Beatles. John Lennon gostava de escrever poemas, e alguns o fizeram  famoso.


           O início de tudo isso, adquiriu através da mãe, a Júlia, que o ensinou a tocar guitarra. Mas para desespero de John Lennon, a mãe veio falecer atropelada, quando ele ainda era adolescente. Isso o fez se aproximar de Paul McCartney, que também havia perdido sua mãe, na mesma época.

        
           No ano de 1957, John Lennon ingressou na Liverpool Art College, onde conheceu Cynthia Powel, que veio a ser sua primeira esposa, casando-se no dia 23 de Agosto de 1962. Nesse mesmo período os Beatles deram início a sua fama.

Cynthia Powel - Primeira esposa de John Lennon

            John Lennon sem dúvida, nunca perdeu a sua liderança intelectual dos Beatles, e durante a 1ª fase, ele foi o grande responsável pela maioria das canções da banda, fato que iria reverter em prol de Paul McCartney de 1966 em diante.


Paul McCartney

              Em 1965, John Lennon escreveu dois famosos livros, os quais são: “In His Ows Write” , em março de 64, e “A Spaniard in The Works”, em 1965. Em 1966, John Lennon perdeu um pouco a fé, talvez pela inexperiência de sua juventude, chegou a dizer que eles, os Beatles eram mais famosos do que Jesus Cristo.


 Yoko Ono - esposa de John Lennon

             Ainda em 1966, numa exposição de artes na “Indica Gallery”, em Londres, John Lennon conheceu Yoko Ono, e começou ao uso de drogas. No final deste mesmo ano, foi  para a Espanha filmar 'How I Won The War', de Richard Lester, diretor dos dois primeiros filmes dos Beatles.

            Em 1968 o casamento de John e Cynthia finalmente chegou ao fim, e John Lennon passa a viver com Yoko Ono, com a qual se casaria em Gibraltar em 20 de Março de 1969.


John Lennon e Chintia Powel

           No ano de 1970, finalmente os Beatles anunciaram o seu rompimento, Lennon ficando apenas na companhia de Yoko Ono, e juntos gravaram vários discos. 

            No final de 1971, o casal foi morar em Nova York, onde estabeleceu residência. Em 1973, John e Yoko fazem uma breve separação  e John passa a viver em Los Angeles com sua secretária May Pang.

           Em 1975, John Lennon e Yoko Ono voltaram a viver novamente juntos. Compraram vários apartamentos no edifício Dakota, em NY, e lá John Lennon se tornou pai pela 2ª vez. Sean Ono Lennon nasceu no mesmo dia do aniversário de John, em 09 de Outubro de 1975. Nesse período, John Lennon deixou a música durante cinco anos, fazendo pão e vendo seu filho crescer. A empresa passou a ser administrava por Yoko.

John Lennon e Yoko Ono

          Mas infelizmente a carreira de John Winston Lennon terminou. Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz é Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou disparando 5 tiros com revólver calibre 38, os quais 4 acertaram em John Lennon.


O sonho acabou!

O túmulo de John Lennon

Teclado virtual
John Lennon foi o cantor mais famoso do mundo.
 
Extraído do Blog:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário