segunda-feira, 22 de abril de 2013


Marcelo Mendonça Rossi (São Paulo, 20 de maio de 1967) é um sacerdote católico, cantor, ator e ex–professor de educação física, brasileiro, conhecido por sua atuação na divulgação da fé católica, através dos meios de comunicação social. 

O padre Rossi ficou nacionalmente conhecido pela forma de adoração, praticada pela Renovação Carismática Católica (RCC) que usa os dons do Espírito Santo, incluindo as orações em línguas Espirituais e as músicas de Adoração Espiritual, o que não era comum para os padres.

Biografia

Nascido em uma família católica de classe média, ele foi criado no bairro paulistano de Santana juntamente com as irmãs Monica e Marta. O pai, Antonio Rossi, trabalhou durante anos como gerente de banco, e sua mãe, Wilma, era dona de casa. Aos 16 anos decidiu não mais frequentar a Igreja, e aos 22 anos conquistou seu diploma superior na faculdade de Educação Física da USP. Nesta mesma época sofreu um choque duplo: perdeu um primo em um acidente de carro e descobriu que sua tia tinha um tumor maligno na cabeça. Estes dois traumas familiares, que lhe causaram muita dor e sofrimento, levaram-no ao reencontro com Deus e ao retorno à Igreja. Marcelo começou a participar das atividades paroquianas e, um ano depois, inspirado em uma minissérie sobre a vida do Papa João Paulo II, decidiu dedicar-se ao sacerdócio. Fez duas faculdades: Filosofia, pela Universidade Nossa Senhora Assunção e Teologia pela Faculdade Salesiana de Lorena. No dia 1° de dezembro de 1994, ele foi ordenado padre.

Como sacerdote, tornou-se um fenômeno de mídia e cultura de massas no fim dos anos 1990. É o maior fenômeno artístico cristão da América Latina com mais de 12 milhões de CDs vendidos ao longo de sua carreira.

O padre Marcelo Rossi ficou muito conhecido pela forma como adota danças e coreografias típicas do movimento Renovação Carismática Católica (RCC) e pela publicidade dos trabalhos (CDs, DVDs, cinema e televisão).



Cantando, dançando e fazendo coreografias em missas lotadas e programas de TV, o padre Marcelo Rossi se propõe a levar às pessoas a mensagem de Cristoe os ensinamentos da Igreja de uma maneira original, moderna e leve. Ele já gravou nove discos desde 1998, aparece em programas de TV com certa regularidade, possui um programa de rádio com mais de 100.000 espectadores em todo o país e suas missas a céu aberto atraem milhares de fiéis.

Em 2001, foi lançado o álbum Paz, pela Universal Music, sendo o oitavo álbum mais vendido daquele ano, sendo que por esse álbum Padre Marcelo Rossi foi indicado ao Grammy Latino de 2002. Em 2002, lançou o um álbum intitulado Anjos, pela Sony Music, e foi o décimo quarto álbum mais vendido daquele ano.

2006 foi ano do lançamento do álbum Minha Benção, lançado pela Sony BMG e foi o álbum mais vendido daquele ano, recebendo a certificação de diamante e três de platina. O álbum Minha Benção também foi o álbum mais vendido de 2007, no mesmo ano foi lançado o álbum Momento de Fé para uma Vida Melhor, décimo segundo álbum mais vendido daquele ano.

Em 2008, dois foram os álbuns que alcançaram posições entre os mais vendidos, os quais se intitulam, Paz Sim, Violência Não (Volume 1) e Paz Sim, Violência Não (Volume 2), alcançado a segunda e a sexta posição entre os mais vendidos daquele ano, sendo que o Volume 1 foi certificado em 2008 como platina dupla e em 2009 foi certificado como platina tripla e o volume 2 foi certificado como platina tripla em 2009. No mesmo ano o DVD Paz Sim, Violência Não (Volume 1), foi o mais vendido, segundo dados da ABPD,8 recebendo a certificação de platina dupla.

O padre Marcelo Rossi é bastante popular entre os católicos carismáticos, mas alguns católicos tradicionais têm restrições a algumas de suas práticas – bem como a certas práticas da própria Renovação Carismática Católica. Seu estilo já foi criticado por alguns setores da Igreja no Brasil, mas logo obteve mais respeito e aprovação. No dia 21 de outubro de 2010 o padre Marcelo recebeu das mãos do Papa Bento XVI o prêmio Van Thuân - Solidariedade e Desenvolvimento 2010 - como reconhecimento pela sua dedicação ao catolicismo como evangelizador moderno.
Atualmente o sacerdote apresenta ao vivo às 6h de todos os domingos a Santa Missa em Seu Lar transmitida pela Rede Globo de televisão e pela Rede Vida todos os sábados às 15h a Missa do Santuário Mãe de Deus. Na Rede Vida também apresenta o programa Terço Bizantino e na Rádio Globo das 9h às 10h de segunda a sábado o Programa Momento de Fé - considerado por muitos comunicadores como um fenômeno de audiência do rádio moderno.

Padre Marcelo Rossi sofreu um acidente enquanto fazia exercícios em uma esteira ergométrica e teve que comandar a celebração do dia 9 de maio, às margens da Represa de Guarapiranga, São Paulo, em uma cadeira de rodas por causa do incidente que o impossibilitou de colocar os pés no chão. O tempo de repouso necessário para sua recuperação lhe trouxe inspiração para escrever seu mais recente livro: "Ágape", que atingiu o recorde de vendas na história da Editora Globo e atualmente encontra-se em primeiro lugar no ranking dos livros mais vendidos no Brasil, segundo a Revista Veja., ultrapassando o "Código da Vinci" de Dan Brown e todos os livros da saga "Crepúsculo". Toda a renda do livro é revertida para a construção do Santuário Mãe de Deus Theotókos.

Formação acadêmica e premiações

Formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo em 1988 carece de fontes
Formado em Teologia pela Faculdade Salesiana de Lorena em 1992
Formado em Filosofia pela Universidade Nossa Senhora da Assunção em 1993.

Ordenado Sacerdote em 1994

Prêmio Grammy Latino de melhor álbum cristão com o CD "Paz" em 2002.

Premiado com o prêmio Van Thuân pela S.S o Papa Bento XVI em 2010.

Polêmica - Jorge Lafond

No ano de 2002 foi publicado pela imprensa que o padre Marcelo Rossi teria solicitado ao apresentador Gugu Liberato que o humorista Jorge Laffond fosse retirado do palco para ele poder se apresentar, em uma situação atípica, no dia 10 de novembro de 2002. Laffond havia sido convidado para participar do quadro Homens x Mulheres no programa Domingo Legal, no SBT. Caracterizado de Vera Verão, Laffond integrava o lado feminino da disputa. Conforme alguns órgãos de imprensa Laffond teria sido retirado do palco após um pedido do padre Marcelo Rossi, que se apresentaria dali a alguns minutos. Enquanto aguardava nos bastidores a produção solicitou insistentemente que o mesmo retornasse, pois o padre já havia saído. Porém constrangido e amargurado com a situação ele não voltou.Em uma recente entrevista à Revista Quem o padre Marcelo relatou o incidente negando ter discriminado Jorge Lafond e que só tomou conhecimento do incidente depois de sua morte.

Falsa acusação de plágio de "Noites Traiçoeiras"

Marcelo Rossi foi falsamente acusado de plágio em 2009. Sites protestantes chegaram a divulgar a falsa notícia de que a justiça (sic) teria reconhecido a pastora e cantora Marinalva Santos como a autora de "Noites Traiçoeiras", canção gravada pelo padre. A falsa notícia diz que todos os direitos autorais se voltaram à cantora. No entanto, a Associação Brasileira de Música e Artes negou que a cantora Marinalva Santos fosse a autora de "Noites Traiçoeiras.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Faça uma visitinha a este site:
http://cantocertodocangaco.blogspot.com


Observação:

Este endereço tem a palavra "Cangaço", mas não tem nada a ver com o tema, foi um erro no momento de sua criação. Ainda não conseguimos fazer outro link de acordo com o material postado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário