sábado, 16 de novembro de 2013

Márcia Freire - cantora



 

Márcia Freire (Salvador20 de dezembro de 1969), é uma cantora brasileira considerada um dos maiores ícones do gênero musical conhecido por Axé Music 

Márcia Freire iniciou sua carreira cantando em barzinhos de Salvador cantando junto com grandes ícones da música Bahiana como Daniela MercurySarajane eNetinho.

Ela foi a primeira mulher a puxar um bloco de carnaval sozinha, o "Free-lance". Em seguida foi convidada para assumir o comando da "Banda Pimenta De Cheiro" que viria a ser chamada de "Banda Cheiro De Amor".

Logo no primeiro disco a banda se tornou febre em todo o nordeste com os hits "Roda Bahiana" e "Ela sabe mexer" e a partir daí foi um sucesso atrás do outro. Márcia Freire tornou-se a principal figura feminina do Carnaval de Salvador entre os anos de 1985 e 1996 e a "Banda Cheiro De Amor" uma das maiores bandas do Brasil. Márcia se destacou no começo da axé music por ser a primeira mulher a assumir um estilo muito parecido com Bell Marques e Durval Lelys seguindo o axé mais pop e mais comercial, isso fez com que o sucesso chegasse de uma forma explosiva no sudeste do país nos eixo Rio - São Paulo. O cheiro começou a participar dos principais programas de telvisão do Brasil como Chacrinha, Xuxa e Faustão.

Com o sucesso da banda, o bloco Cheiro de Amor também foi por muito tempo o mais caro e disputado do carnaval junto com o Camaleão, puxado pela banda Chiclete com Banana. Desde de 1995 o Bloco cheiro não vence o prêmio de melhor bloco do carnaval de Salvador enfraquecendo comercialmente pelas trocas de cantoras e pelo preço do seus abadás.

Na voz de "Márcia Freire", músicas como "Auê", "Canto Ao Pescador", "Doce Obsessão", "É o Ouro", "Pureza Da Paixão", "Lero Lero", "Pega No Balanço", "Tema Do Cheiro De Amor", "Tipo Nativo", "Rebentão", "Cheiro de Amor no Ar" e muitas outras tornaram-se grandes sucessos, celebrados até hoje por artistas e admiradores do gênero. Juntos esses hits venderam mais de 4 milhões de discos.

Márcia Freire e Ivete Sangalo são as duas artistas que colecionam mais prêmios de melhor cantora do carnaval, além de estatuetas de melhor música e melhor bloco. Durante cinco anos consecutivos, entre 1992 a 1996, Márcia Freire foi eleita a “Melhor Cantora do Carnaval de Salvador”. Em 2001 venceu o prêmio Dodô e Osmar de “Destaque Feminino no Carnaval”, e em 2002 o prêmio de Cantora hors-concoursdo Carnaval de Salvador. Devido a sua energia contagiante nos palcos e trios elétricos, Márcia foi apelidada de "Furacão Loiro".

Em carreira solo, "Márcia Freire" gravou quatro discos, conquistando um disco de ouro e emplacou nacionalmente o sucesso "Vermelho" que, de acordo com a "Folha De São Paulo", foi a música mais executada nas rádios do Brasil no ano de 1995. A composição se tornou parte dos bens imateriais do patrimônio cultural do estado do "Amazonas" e na voz de "Márcia Freire" virou sensação do "Festival De Parintins" e do "Festival Do Avante" em Portugal.

Márcia Freire já teve música incluída em trilha sonora de novela da "Rede Globo De Televisão" e foi duas vezes convidada do prestigiado projeto fonográfico "Casa De Samba". No "Casa De Samba Volume 02", "Márcia Freire" cantou ao lado do saudoso "Noite Ilustrada" o clássico "Volta Por Cima". No quarto volume da série ela interpreta ao lado do cantor "Bebeto" "O Meu Amor Chorou".



Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário