terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eduardo Lages




Eduardo José Soares Lages (Niterói11 de março de 1947) é um maestroinstrumentistaarranjadorregenteprodutor musical e compositor brasileiro.

Carreira

Começou sua carreira ainda aos cinco anos de idade tocando piano clássico. Mais tarde integrou o Movimento Artístico Universitário (MAU) como arranjador, regente e compositor. Posteriormente foi diretor musical e arranjador de programas da Rede Globo, além de ter composto diversas vinhetas musicais para a emissora.

Desenvolveu trabalhos de produção e/ou arranjos para vários artistas, como Daniela MercuryCauby PeixotoZezé di Camargo e LucianoRick & Renner,Ângela MariaMarcos ValleMilton NascimentoAlcioneGilberto GilDanielBenito di PaulaChitãozinho e XororóMoacyr Franco e para a Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outros. É casado com Mércia Lages, pai de três filhas e avô de quatro netos.

Festivais

Nos anos 60 e 70, Eduardo Lages participou de diversos festivais de música, destacando-se como compositor de várias canções premiadas, entre as quais pode-se destacar:

"Canto da Praia Grande" (parceria com Paulinho Machado), interpretada por MomentoQuatro - 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1969)

"Razão de paz pra não cantar" (parceria com Alézio Barros), interpretada por Claudia - 4° lugar no IV Festival Internacional da Canção (FIC) e 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1971). A canção foi também premiada nas categorias Melhor Música, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Melhor Intérprete no Festival da Canção do México.

"A nave" (parceria com Márcio Proença), interpretada por Claudia - 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1972).

"Água clara" (parceria com Paulinho Machado), interpretada por Eduardo Conde - 1º lugar no Festival de Belo Horizonte.

"Canção de amor e paz" (parceria com Alézio Barros), interpretada por Claudia - 1º lugar no Festival da Canção do México. A canção também foi também premiada nas categorias Melhor Música, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Melhor Intérprete.

Prêmios

Ao longo de sua carreira, Eduardo Lages recebeu diversos prêmios como reconhecimento de seu trabalho, dentre os quais destacam-se:

Melhor Compositor do Ano (1970) - Associação Fluminense de Jornalistas
Honra ao Mérito (1979) (Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil)

Troféu Rádio Globo (1980)

Honra ao Mérito (1987) (Academia Internacional de Música)

Parceria com Roberto Carlos

Eduardo Lages é também conhecido no meio artístico por sua parceria de longa data com o cantor Roberto Carlos. É o principal produtor e gerenciador da orquestra do cantor, com quem trabalha desde1977. Eduardo já participou de mais 2.700 shows do artista. Ambos são compadres.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário