sábado, 20 de setembro de 2014

João Caetano - cantor


Quando saiu da Fazenda Buriti, município de Mossâmedes, onde nasceu, e se mudou para a Cidade de Goiás, aos quatro anos, teve início a formação musical de João Caetano, marcada pela música sertaneja, cânticos religiosos e serestas da cidade – raízes que sempre estiveram presentes em suas composições. Aos 14, mudou-se para Goiânia, onde teve contato com as rodas de violão e os festivais de música popular que começaram a surgir no Estado, na década de 1970. Na capital, venceu três festivais com as canções Pega, Moldura Velha e Triste Papel. São desse tempo as parcerias com Maurício Palmerston e Tavinho.


Em 1980, quando retornou à cidade depois de concluir a residência do curso de Medicina no Rio de Janeiro, fez espetáculos coletivos com outros compositores. Estabeleceu parcerias com o cantor compositor carioca Ivan Lins – que gravou o segundo disco do cantor – e viu várias de suas músicas em trilhas sonoras de novelas; entre elas, Tá na Terra, tema de Salvador da Pátria (Rede Globo) e Meu Coração, da novela Pantanal, da TV Manchete. Pega e Roda-gigante ficaram famosas e levaram João Caetano a participar de programas de abrangência nacional, como Fantástico e Som Brasil.

Outros talentos goianos, como Marcelo Barra e Maria Eugênia, também gravaram canções de João Caetano. Em 1999, o selo Anhanguera Discos lançou um CD com as composições mais conhecidas do cantor. Estão lá Triste Papel, Pega, Pedaços, Tá na Terra e Meu Coração. A sensibilidade criativa de João Caetano também pôde ser conferida no projeto Canto da Gente, dividindo o palco, desde 2002, com artistas do quilate de Fernando Perillo, Pádua e Maria Eugênia.

A perenidade da obra de João Caetano foi comprovada em 2006, quando a faixa-título do CD Retratos do Brasil, o sexto de sua carreira, foi tema de abertura da novela Bicho do Mato. Carreira também marcada por parcerias, como os trabalhos com os letristas Otávio Daher e Nasr Chaul e os arranjadores Luiz Avellar, Marcos Nimrichter e Ricardo Leão.


http://www.letras.com.br/#!biografia/joao-caetano

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário