segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rossini Pinto - Cantor



Rossini Pinto (Ponte de Itabapoana, 24 de janeiro de 1937 — Rio de Janeiro, 25 de junho de 1985) foi um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Um dos mais importantes nomes da Jovem Guarda, ajudou a consagrar vários dos artistas do movimento, entre os quais Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com composições próprias e versões em português do rock britânico e americano.

Natural do Espírito Santo, mudou-se para o Rio de Janeiro em meados da década de 1950. Em 1955, trabalhava como repórter do diário esportivo Jornal dos Sports e do matutino Correio da Manhã. Começou sua carreira musical por acaso, em 1960, ao musicar o poema Convite de Amor, do então Presidente da República, Jânio Quadros. Desde então, passou a ser solicitado por gravadoras.

Rossini acabou assinando contrato com a Copacabana Discos e, 1961, lançou seu primeiro disco com as canções Rock Presidencial, de sua autoria, e Vamos Brincar de Amor?, de Vadico e Herberto Sales.

Como intérprete, seus maiores sucessos foram Voa, Passarinho, Viu no que Deu? (ambas de sua autoria e de Fernando Costa), Ford de Bigode (Ivanildo Teixeira e Paulo Brunner), gravada com Renato e Seus Blue Caps e Carruagem gravada pelos Fevers em 1976. "Amor e Desprezo" de sua autoria, gravada no disco As 14 Mais de 1963, é uma de suas músicas mais tocadas até hoje. Rossini fez parcerias com Roberto Carlos com destaque para Eu te amo meu amor, do disco Roberto Carlos/Jovem Guarda de 1965.

http://pt.wikipedia.org/

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário