terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dom e Ravel - dupla


Dom & Ravel foi uma dupla brasileira, que surgiu na década de 1960. Em 1970, por ocasião da Copa do Mundo realizada noMéxico, conquistou o país com Eu te amo meu Brasil, que estourou nas paradas de sucesso.1 O sucesso foi absoluto nos anos seguintes. Dom & Ravel se apresentaram por todo o país e nos principais programas de rádio e de televisão, ganhando vários prêmios. A música ufanista era utilizada pelo governo em eventos cívicos.


Os irmãos Farias nasceram em Itaiçaba, no Ceará, Eustáquio em 1944 e Eduardo em 1947. Mudaram-se para São Paulo ainda crianças, nos anos 1950. Eduardo obteve o apelido de Ravel, dado por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte. Por volta dos anos 1960, a dupla, então já conhecida como Dom & Ravel, lançou seu primeiro LP em 1969, "Terra boa", que trazia entre outras a canção "Você também é responsável", transformada, em 1971, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, no hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).


Nos anos 1970 a dupla atingiu grande sucesso, com a canção "Eu te amo meu Brasil", gravada pelo conjunto Os Incríveis. Outros sucessos da dupla foram: "Animais irracionais", "Só o amor constrói" e "Obrigado ao homem do campo".


Dom, com nome de batismo Eustáquio Gomes de Farias, faleceu em dezembro de 2000, em decorrência de um câncer de estômago.2

Ravel, com nome de batismo Eduardo Gomes de Faria, faleceu em 16 de junho de 2011, de um ataque cardíaco.3.

Letra Animais irracionais:

Às vezes eu olho pra terra sem compreender 
A luta dos seres humanos pra sobreviver.
O grande açoitando o pequeno,
Terceiros mandando apartar,
Mas na maioria das vezes o grande não quer parar.
Tem vezes que o desesperado se põe a pensar (a pensar)
Por que deve aos pés de um dos grandes se ajoelhar,
Eu passo por muitas igrejas pedindo respostas de Deus
Pra ele calado no espaço ouvir os lamentos meus.

(refrão)

Animais (animais) nós os homens somos todos meio
Animais irracionais
Levantamos, guerreamos e deitamos e rezamos antes
A vida é um sonho e nada mais. oh! cantem a trás.

Às vezes eu olho por cima do mundo e os maus (os maus)
Eu vejo vencendo na vida os mais altos degraus
Não querem ouvir nem falar
De fome, problemas e dor
Dos outros nem ao menos admitir ou supor.
E sempre eles acham que eles são certos demais (demais)
Dinheiro perdido em seus vícios não volta jamais,
Pequenos e grandes ladrões
No meio dos homens de bem
Que cruzam as ruas da vida matando ou roubando alguém.

Repete duas vezes o refrão

Animais (animais) nós os homens somos todos meio
Animais irracionais
Levantamos, guerreamos e deitamos e rezamos antes
A vida é um sonho e nada mais. oh! cantem a trás.

Link da letra: http://letras.mus.br/dom-ravel/443282/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_%26_Ravel


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário