sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Zé Trindade - Músico



Zé Trindade, pseudônimo de Milton da Silva Bittencourt (Salvador18 de abril de 1915 — Rio de Janeiro2 de maio de 1990) foi um ator, músico e poetabrasileiro, grande comediante de rádio, teatro, cinema e TV. Ficou famoso por jargões como "Mulheres, Cheguei!" e "Meu Negócio é Mulher".
Nasceu em tradicional família baiana. O pai, herdeiro de uma grande fortuna, é deserdado porque se casa com sua mãe, que era pobre. Inconformado, começa a beber. A sua infância, até os onze anos é muito sofrida.

Nessa idade, se emprega como "boy" em um hotel da capital baiana. Lá, faz amizade com Jorge Amado e Dorival Caymmi, que, como os outros hóspedes do hotel, se divertem com suas piadas, ou se encantam com seus versos, poemas ou letras de músicas.

Em 1935, entrou para a Rádio Sociedade da Bahia, vivendo um bêbado no programa Teatro Pelos Ares.

Em 1937 chegou ao Rio de Janeiro, integrando o elenco de humoristas da Rádio Mayrink Veiga. Nos quinze anos seguintes seria o melhor cômico do rádio.

Fez sua estréia no cinema em 1947 no filme O Malandro e a Granfina e só párou em 1987, numa ponta em Um Trem Para As Estrelas, perfazendo uma carreira vitoriosa de 38 filmes.

Baixinho, gordinho, o bigode fininho marcando um rosto safado, cria as frases "Meu negócio é mulher" e "Mulheres, cheguei". Ninguém melhor do que ele fez o tipo do malandro.

Participou pouco de televisão, mas chegou a atuar com Chico Anysio, participou na Rede Globo da novela Feijão Maravilha (1980), do programa humorístico Balança, mas não cai (1982), e da minissérieMemórias De Um Gigolô (1986).

Gravou 25 discos de música nordestina, com trovas e pensamentos. Foi casado com dona Cleusa e teve quatro filhos Anayra, Regina, Ricardo e Christina.

Faleceu de câncer, em 2 de maio de 1990, no Rio de Janeiro, aos 75 anos.1


http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Trindade

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blgodomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário