quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Edi Mota - Cantor


Eduardo "Ed" Motta (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1971) é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro.

Carioca, desde pequeno ouvia música soul e funk, inclinando-se mais tarde para o rock, de que tornou-se profundo conhecedor na época. Participou como vocalista da banda Kabbalah, de hard rock, com influências de Deep Purple, Black Sabbath e outras bandas dos anos 70.

Ainda na adolescência abandona os estudos para dedicar-se à música, agora fascinado pela música negra. Foi DJ e escreveu um fanzine sobre o assunto, até conhecer, em meados dos anos 80, o guitarrista Comprido, com quem mais tarde formou o Conexão Japeri, e gravou o primeiro disco, em 1988.

Daí vieram os primeiros sucessos nacionais, "Vamos Dançar" e "Manuel". Logo em seguida desligou-se do grupo e partiu para a carreira solo, em que pôde desenvolver seu próprio estilo, ligado à musicalidade dos sons produzidos pela voz, mesmo sem letras, fugindo do que considera "a ditadura da letra" na música.

Em 1990 morou em Nova York por um ano. Lá gravou um disco com músicos americanos que ainda não foi lançado. Descobriu os universos da MPB e damúsica erudita, o que acabou se refletindo na sua concepção musical.

De volta ao Brasil, compôs algumas músicas em parceria com Aldir Blanc (que tirou seu "trauma" em relação a letras de música), compôs a trilha do filme "Pequeno Dicionário Amoroso" e excursionou pelo exterior. Em 1997 lançou o CD "Manual Prático para Festas, Bailes e Afins", com repertório dançante, mas não se desvinculou de seu compromisso com o jazz e a música tradicional brasileira, apresentando em 2000 o show "Músicas Antigas e Algumas Inéditas".

No começo do ano 2002, lança "Dwitza", o trabalho mais jazzy e introspectivo de sua carreira, diversificando como poucos sua produção musical.

Em 2005, Ed Motta lança “Aystelum” no qual o artista mantém sua marca registrada: experimentação de estilos e a sofisticação harmônica. "Samba Azul", "Awunism" e "Canção em Torno Dele" são alguns dos destaques.

Agora, Ed Motta se afirma de vez como um dos músicos mais criativos em atividade no Brasil.2 Com seu estilo já enraizado no funk/soul e disco, com influências de jazz, bossa nova, reggae, rock. Com grande diversidade de estilos Ed Motta possui uma longa carreira nacional e internacional, tendo tocado e gravado com inúmeros nomes do cenário mundial, como Incognito, Bernardie Purdie (baterista do Steely Dan), o grupo português Jazzinho, entre outros. Sobrinho do cantor carioca Tim Maia3 , Ed Motta ficou conhecido no fim da década de 1980, com as composições "Manuel", e "Vamos Dançar", que gravou com a sua então banda Conexão Japeri. Na década de 1990 retornou às paradas de sucesso com os hits "Fora da Lei", "Vendaval" e "Colombina" (esta, lançada em 2000)
.
Além de multi-instrumentista, Ed também é colecionador de discos (possui mais de 30 mil títulos)4, fã de histórias em quadrinhos e notório apreciador de vinhos, cervejas e chás. Lançou em 2008 seu nono álbum de estúdio, Chapter 9, seu primeiro disco totalmente cantado em inglês, onde gravou todos os instrumentos. No segundo semestre de 2009, lançou o álbum Piquenique. Em março de 2010 interpretou o Hino nacional americano na abertura da São Paulo Indy 3005 . Em 2011, compôs o tema Stress & Relax para o filme de animação Brasil Animado6 . Em 2012, compôs para a trilha sonora da mini-sérieSubúrbia da Rede Globo, para criar os temas, se inspirou nas trilhas de soul e funk presente nos filmes blaxploitation dos anos 707 .

Além disso, em 2007, Ed compõs arranjos especialmente para "7 - O Musical", da famosa dupla de diretores de musicais, Charles Moeller e Claudio Botelho. O musical teve estrondoso sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em 2012 Ed Motta foi auxiliar da jurada Claudia Leitte na segunda etapa do reality show da Rede Globo "The Voice Brasil". No terceiro dia de etapa ao vivo do The Voice Brasil,Ed Motta e Luiza Possi cantaram na abertura do programa as musicas 'Somewhere Over the Rainbow' e 'Colombina'.

  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ed_Motta

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:  http:blogdomendesemendes.blogs´pt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário