sábado, 6 de outubro de 2012

Eduardo Araújo - Cantor


Biografia

Eduardo Oliveira Araújo (Joaíma, 23 de julho de 1942) é um cantor brasileiro que integrou a Jovem Guarda (embora nunca tenha participado do programa da Rede Record)[1] e estourou com O bom, canção gravada em 1967.

Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Joaíma, Eduardo é filho do fazendeiro Lídio Araújo, na infância seus ídolos eram Luiz Gonzaga e Pedro Raimundo[2], na adolescência Eduardo se deixa influenciar pelo Rock and Roll (principalmente por Gene Vincent)[3] e em 1958 participa da banda "The Playboys" e em 1960 se apresentava no programa de rádio de Aldair Pinto.

Início: mudança para o Rio de Janeiro

Em 1960, Eduardo se muda para o Rio de Janeiro e passa a se apresentar no programa de televisão "Hoje é Dia de Rock" apresentado por Jair Taumaturgo, no ano seguinte grava um disco de 78 rotações intitulado "Eduardo Araújo".

Também participou do "Clube do Rock" apresentado por Carlos Imperial, desapontando com o pouco sucesso, Eduardo volta para Joaíma[2].

Década de 60: a Jovem Guarda

Em 1966, Eduardo, Erasmo Carlos e Carlos Imperial foram acusados de corrupção de menores, após alguns meses sem aparições públicas, Eduardo e os demais são inocentados pelo Juizado de Menores[1].

Em 1967, após gravar os The Fevers e assinar um contrato com a TV Excelsior, grava dois de seus maiores sucesso, as canções, "O Bom" e "Vem Quente Que Estou Fervendo" (gravada anteriormente por Erasmo)[1].

Eduardo assina contrato com a TV Excelsior para apresentar o programa "O Bom" ao lado de Sylvinha (com quem se casaria em 1969)[1].

Em 1968, grava o álbum de Soul Music "A Onda é Boogaloo", álbum produzido por Tim Maia[4].

Década de 70

Com o fim da Jovem Guarda, Eduardo grava discos influenciado pela psicodelia e o rock progressivo[3][5], nessa época recria canções de compositores brasileiros como Chico Buarque, Ary Barroso[6] e Luiz Gonzaga[7].

Década de 80

Após ficar 5 anos sem se dedicar a carreira musical, Eduardo compõe uma canção em homenagem ao cavalo Mangalarga Marchador[2] e grava um disco com influências da música country e do country rock.

Década de 90

Nos anos 90, segue com o estilo da década anterior, apresenta dois programas de televisão "Pena na estrada" (exibido pelo SBT) e "Brasil Rural" (exibido pela TV Bandeirantes).

Em 1997 grava o álbum "Pó de Guaraná" em Nova Jersey, o álbum conta com a participação da banda brasileira Dr. Sin.

Os serranos em 2010 Eduardo Araujo fez uma participação especial com o grupo nativismo de musicas gauchas os serranos.


 Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário