domingo, 2 de novembro de 2014

Milionário & José Rico


Milionário & José Rico É uma dupla de cantores de música sertaneja doBrasil. Uma das mais famosas do país, conhecidos nacionalmente com a alcunha As gargantas de ouro do Brasil. Com quarenta e dois anos de carreira, a dupla já vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados desde o ano de 1973. Além disso gravaram doisDVDs e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1988. Romeu Januário de Matos, o Milionário, nasceu em Monte Santo de Minas, estado de Minas Gerais, no dia 9 de janeiro de 1940, contando hoje com 74 anos. Romeu trabalhou como pedreiro, garçom e pintor de parede, e encontrou inspiração musical em sua mãe, observando-a cantar. Aprendeu música "de ouvido", sem ter estudado em conservatório musical. José Alves dos Santos, o José Rico, conhecido pelos amigos naquela época como "boi cego", nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29 de junho de 1946, contando hoje com 68 anos. Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade onde viveu sua infância. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico.



Quando morou em Terra Rica, José Rico gostava de jogar bola. Sua musica preferida em seu repertório é a musica Jogo do Amor.

O sonho, em São Paulo[editar | editar código-fonte]

Em 1970, coincidentemente Romeu e José foram para a cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, para tentarem sucesso em suas respectivas carreiras de cantores. Coincidentemente também, os dois foram hospedar-se no Hotel Rio Preto, conhecido como "Hotel dos Artistas", onde artistas anônimos ficavam hospedados em busca da realização de um sonho, e se apresentavam em locais como circos para irem sobrevivendo até que a sorte os ajudasse a tornarem-se profissionais.

O primeiro encontro[editar | editar código-fonte]

E não deu outra, em 1970, quando os dois se encontraram, no Hotel, ao serem apresentados, José Rico dizendo seu nome a Romeu, pois já tinha o apelido de José Rico, Romeu disse a ele "se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário", em alusão ao "carnê milionário" do Baú da Felicidade do grupo Sílvio Santos. A partir daquele momento, o destino já havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de 1973.


Segundo entrevista recente no programa do Jô Soares, a dupla inicialmente tinha por nome "Tubarão e José Rico", quando se apresentaram no programa de calouros do Sílvio Santos foi que este os chamou de "Milionário e José Rico", em alusão ao "carnê milionário".

Segundo informações colhidas dentre moradores de Goioerê e região e ate mesmo aqui no Wikipédia, a dupla começou a carreira em Goioerê no programa de calouros da radio Goioerê((Miguel Davi)) que erá realizada no cinema aos domingos. Essa questão de se encontraram em São Paulo são coisas do Filme. Segundo informações ainda, nunca citaram Goioerê nos filme porque sairam desta cidade sentidos por questões pessoais. Contudo voltaram famosos nos anos 80 para inauguração da loja Marisol(salvo engano)e presentearam o locutor Miguel Davi com um Fusca (comentários de alguns).

A formação da dupla[editar | editar código-fonte]

O filme Na Estrada da Vida relata que assim que se conheceram já foram chamados para apresentarem-se em um circo. Foi o início da vitoriosa trajetória de Milionário e José Rico.

O Estilo Musical[editar | editar código-fonte]

A Dupla inovou assim como a dupla Pedro bento e Zé da estrada inovaram incluindo a sinfonia no sertanejo,Com simpatia de José Rico pelos mais variados estilos musicais como a gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana dotou essa dupla de um estilo característico e inconfundível. O uso de instrumentos como harpas, trompetes e em especial o acordeon, demonstraram esta miscigenação e riqueza musical.

O primeiro LP[editar | editar código-fonte]

A dupla gravou, em 1973, seu primeiro LP, pela Continental/Chantecler, com destaque para as músicas "Inversão de Valores" (Prado Júnior - João Armando Perrupato), "De Longe Também Se Ama" (José Rico - Jair Silva Cabral), "Paraná Querido" (Paulinho Gama - Goiá) e "Coração de Pedra" (Belmiro).

Aparecida, a Chefe[editar | editar código-fonte]

No filme Na Estrada da Vida, em que ambos interpretam seus personagens reais, há um relato interessante. A dupla foi até o Santuário de Aparecida, e, ao entrarem na Igreja, pediram para que a Santa se tornasse a "Chefe", para que a "Padroeira do Brasil" fizesse com que as pessoas compreendessem a música da dupla, que falava de amor, natureza, do povo, e como eles não tinham nada para oferecer à Santa, deixaram um disco no altar como presente. O Padre, ao deparar-se com o disco, imaginou que, quem o tinha deixado na Igreja não precisava de nada, pois não havia nem um bilhete com pedido à Santa, e um garoto que acompanhava o Padre disse que a dupla deveria ser podre de rica, a julgar pelo nome, então o Sacerdote mandou entregar o disco na rádio de Aparecida para que os programadores vissem se o mesmo poderia ser aproveitado. O locutor, ao ouvir, gostou e resolveu tocar o disco, e então os ouvintes começaram a escrever para a rádio para que tocasse o disco. A partir desse momento, Nossa Senhora Aparecida já era a "Chefe" da dupla, que começou a emplacar um sucesso atrás do outro, gravando um disco atrás do outro, tornando-se a dupla que o Brasil conhece tanto.

O volume 2[editar | editar código-fonte]

No entanto, após o sucesso alcançado com o primeiro LP, Milionário e José Rico já haviam sido contratados pela Continental/Chantecler, gravadora que acabou sendo responsável pela quase totalidade dos discos da dupla. E em 1975, gravaram o Volume 2, intitulado "Ilusão Perdida" que é, por sinal, o disco preferido do Milionário! Destaque para "Ilusão Perdida" (Milionário - José Rico) e "Dê Amor Para Quem Te Ama" (José Rico - Peão Carreiro).


Seqüências de gravações[editar | editar código-fonte]

Vieram depois, o Volume 3, intitulado "Estrada Da Vida", em 1976, e o Volume 4, com o título de "As Gargantas De Ouro Do Brasil", em 1977, e o sucesso da dupla cada vez era maior. E ainda no mesmo ano de 1977, eles conheceram a consagração definitiva, com o estrondoso sucesso da Canção Rancheira "Estrada da Vida", de autoria do próprio José Rico, que foi faixa-título do LP Volume 5, e é sem dúvida, o maior sucesso da dupla.


A música lendária[editar | editar código-fonte]

A música Estrada da Vida, de autoria de José Rico em 1978, tornou-se lendária, intitulando até o filme de grande sucesso, onde Milionário e José Rico atuam, interpretando eles próprios.

Estrada da vida - o filme[editar | editar código-fonte]

A música "Estrada da Vida" proporcionou a venda de mais de trinta milhões de cópias e originou o roteiro do filme Na Estrada da Vida, baseado na própria vida dos integrantes da dupla e dirigido por Nelson Pereira dos Santos, onde Milionário e José Rico interpretam eles próprios.


Sonhei com você - outro filme[editar | editar código-fonte]

A dupla teve nova experiência no cinema, atuando em outro filme, novamente interpretando eles mesmos, emSonhei com você, de 1988, dirigido por Ney Sant'Anna, que é filho de Nelson Pereira dos Santos, diretor do filme "Na Estrada da Vida".

As "gargantas" na China[editar | editar código-fonte]

Com sucesso enorme em todo o Brasil, o filme Na Estrada da Vida conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília e foi vendido para diversos países, inclusive a China. Milionário e José Rico foram convidados pelo Governo Chinês a se apresentarem naquele país no ano de 1985, uma excursão que durou um mês, num Intercâmbio Cultural, no qual a dupla foi mostrar sua música para o "outro lado do mundo".

Milionário & José Rico foi a primeira dupla brasileira que visitou esse país!

A separação[editar | editar código-fonte]

Em 1991, após a gravação do LP Volume 20, intitulado "Vontade Dividida", ocorreu a separação da dupla por um período de três anos. Durante esse tempo, José Rico gravou dois discos.O último show da dupla em que foi anunciado a separação foi na cidade de Ipuã/SP. Com apresentação do locutor Eurípedes Apolinário de Ribeirão Preto, durante a gravação do seu programa "Afinando a Viola" (TV Record) na Feira da Bondade. Contratante, prefeito Nenem Montanher. Na hora o prefeito disse "está acontecendo neste momento a castração da música sertaneja".

Milionário sem José Rico[editar | editar código-fonte]

Durante o período de separação de José Rico, Milionário formou dupla com o Mathias (da dupla Matogrosso & Mathias), emplacando o sucesso "na segunda feira a noite", e também gravou um LP com o Robertinho (da duplaLéo Canhoto e Robertinho).

José Rico sem Milionário[editar | editar código-fonte]

José Rico, por sua vez, separado de Milionário, chegou a tentar carreira solo, gravando dois discos,eles são: Uma Luz Em Meu Caminho e Voltei Pra Ficar, mas o destino novamente colocou frente a frente Milionário & José Rico.


Em 1994, Milionário e José Rico uniram novamente as suas forças e gravaram o LP Volume 21, com o título "Nasci Para Te Amar", o qual foi também lançado simultaneamente em CD, o primeiro da dupla. Nesse disco a dupla gravou uma música de autoria José Rico em homenagem ao inesquecível Ayrton Senna, que havia falecido tragicamente naquele ano.

Atravessando gerações[editar | editar código-fonte]

Em 2008 depois de cinco anos sem gravar disco nenhum a dupla lança o disco atravessando gerações incluindo Vontade dividida, Solidão, Decida, mostrando que realmente atravessou gerações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Milion%C3%A1rio_%26_Jos%C3%A9_Rico

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário