Simone
Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone (Salvador, 25 de
dezembro de 1949), é uma cantora brasileira.
Biografia
Filha de Otto
Gentil de Oliveira e Letícia Bittencourt de Oliveira, Simone nasceu prematura
de oito meses no bairro de Brotas (Bahia)
e sétima filha entre nove irmãos.1 Em 1966, mudou-se para São Caetano do Sul, cursou Educação Física em Santos, onde foi
colega dos jogadores de futebol Pelé, Emerson eLeivinha, e deu
aulas no bairro de Santana, na capital paulista..2
Jogadora
profissional de basquete, chegou a ser convocada duas vezes para a Seleção Brasileira de
Basquetebol, mas devido a duas entorses,2 foi
cortada antes do embarque e na segunda, durante o campeonato mundial de 1971, ficou no banco de
reservas.1
Década de 1970
A partir de
contatos que sua amiga e professora de violão, Elodir
Barontini, tinha, Simone participou de um jantar na casa do então gerente de marketing da gravadora Odeon, Moacir
Machado, o Môa.1 3 Ao final do
encontro, Simone foi convidada para fazer um teste na Odeon, o resultado foi
que a gravadora a contratou por quatro anos, com um disco por ano.1 O
primeiro, Simone, gravado em outubro de 1972foi regido pelo maestro José
Briamonte. A primeira tiragem foi distribuída apenas para amigos, parentes e
para o meio artístico. O lançamento ocorreu em 20 de
março de 19734 (considerada
a data oficial do início da carreira) em São Paulo . A participação no programa Mixturação (direção/produção
de Walter
Silva, TV Record, abril, 1973) também foi aguardada com
expectativa e Simone apontada como um dos nomes mais promissores. O sucesso
começava assim de forma gradual.
Antes de se
tornar conhecida do público brasileiro, participou de uma turnê internacional (1973) 5 organizada
por aquele que se tornaria um dos grandes incentivadores, Hermínio Bello de Carvalho. A excursão
internacional, intitulada Panorama Brasileiro, incluía no roteiro o Olympia em Paris e o Hotel
Intercontinental de Colonia, Alemanha além de Bruxelas , Bélgica, onde ela se
apresentou na Brasil Export 73. Em 1974, Festa Brasil,
percorre 20 cidades dos Estados
Unidos, além do palco do teatro anexo do Madison Square Garden (Nova York),
o Felt Forum. A turnê foi um grande sucesso e os discosAgô-Kelofé- Brasil
Export 73 e Festa Brasil foram distribuídos no mercado europeu e
americano ( tinham sido gravados antes das viagens),ambos produzidos por
Hermínio Bello, que ainda produziria os dois álbuns subsequentes, Quatro
Paredes e Gotas d´Água; neste último a produção foi realizada em
parceria com Milton Nascimento.6 Em
1976, ao lado de Vinícius de Moraes e Toquinho participa
do Circuito Universitário, uma série de apresentações, que além do Brasil,
viajou a Argentina, Uruguai, Chile, México e Brasil.7
Quatro anos
depois de estrear (1977)
realizou a primeira apresentação solo, o show Face a Face (Museu de Arte
Moderna, RJ, com direção de Antonio
Bivar). O ano marcaria o primeiro grande momento de reconhecimento, com as
canções "Gota d'Água", "Face a Face", "Jura
Secreta" e "O Que Será". No Projeto Seis e Meia foi
ovacionada por crítica e público quando interpretou "Gota d'Água",
até hoje considerada uma das melhores apresentações da carreira: "Foi
uma loucura total. Aquela gente toda - a quem se atribuía inicialmente apenas a
vontade de ver Belchior - mostrou, na hora, que queria me ver também. O público
foi ouvir os dois e, para mim, isso esclareceu algumas críticas ao meu
trabalho. Diziam que eu era cantora de elite, que só escolhia compositores de
elite para cantar para uma elite. E embora não cante músicas de parada de
sucesso, foi o povo mesmo que foi ao Seis e Meia daquela semana, independente
de qualquer coisa.".8 O grande
sucesso cinematográfico da época, Dona Flor e Seus Dois Maridos (Bruno
Barreto), trouxe Simone cantando O Que Será na trilha
sonora e foi gravada pela primeira vez em 1976, levando o nome da
cantora aos quatro cantos do país. Lançada no discoFace a Face,9 a canção
"Jura Secreta" (Sueli Costa e Abel Silva)
foi a primeira interpretação de Simone constar de uma novela, O
Profeta, (TV
Tupi, Ivani Ribeiro).
No ano seguinte
(16 de junho a 15 de setembro de 1978) estava entre os
artistas do ambicioso Projeto Pixinguinha,10 e, ao lado
de Sueli
Costa, apresentou-se nas principais capitais do país.11 Um excerto
do Projeto comenta o progresso da carreira: "Em 77, além do
lançamento do LP Face a Face e da trilha sonora
do filme Dona Flor e seus Dois Maridos fez
muito sucesso num espetáculo noMAM[desambiguação necessária]. No Teatro Clara
Nunes, com direção geral de Hermínio Bello, apresentou-se em Face a Faca.
Em cada espetáculo vem se projetando e se coloca, no momento, entre as melhores
cantoras brasileiras. Acabou de gravar Cigarra,
com músicas de Gonzaguinha ("Petúnia Resedá"), Fagner e Abel Silva ("Sangue
e Pudins"), Milton Nascimento e Ronaldo
Bastos ("Cigarra").(Excerto: Funarte.)
Década de 1980
O grande
sucesso da canção "Começar de Novo", tema de abertura do
seriado Malu Mulher e uma das primeiras canções feministas
da música brasileira, foi registrado pela primeira
vez no disco Pedaços, em 1979. Considerado um divisor de águas na carreira, o espetáculo
homônimo 12 13 (30 de
dezembro de 1979, Canecão) foi gravado ao vivo e lançado em disco em 1980, sob o título Simone
ao Vivo(primeiro gravado ao vivo). Sucesso de público e crítica, Pedaços teve
a primeira apresentação em outubro e foi considerado o melhor do ano; em
termos de público, mais de 120.000 pessoas em todo o país14 só foi
superado pelo espetáculo anual de Roberto
Carlos. Dirigido por Flávio Rangel, que incluiu a canção "Pra não Dizer que não Falei das
Flores (Caminhando)" no repertório, celebrando a primeira audição
da canção antológica na voz e a primeira interpretação engajada da
carreira, e que só não ficou mais conhecida do que a do próprio compositor Geraldo
Vandré. Simone foi a primeira artista a cantar 'Para não dizer que não
falei das flores' após a liberação pela censura. O sucesso lhe rendeu o
primeiro disco de ouro e um especial da Rede Globo, gravado ao vivo no
Teatro Globo (2 de março de 1980). O programa,
chamado Simone Bittencourt de Oliveira, foi o primeiro da série Grandes
Nomes..15 16
"Caminhando"
seria interpretada ainda em 1982, no Estádio do Morumbi, no espetáculo Canta
Brasil;17 segundo
o Jornal da Tarde (1982):`Simone foi
a responsável pelo momento de maior participação popular e entrou no palco com
a certeza de que isto aconteceria, mas não conseguiu conter a emoção, aliás,
como dezenas de pessoas, diante de um coro de cem mil vozes. Em matéria
publicada naRevista Veja (março de 1982): Simone
Bittencourt de Oliveira nasceu duas vezes. A primeira, em 1949, num bairro de
classe média de Salvador, na Bahia. A segunda, na noite de 7 de
fevereiro passado, noestádio do Morumbi, em São
Paulo, quando ergueu um coro de 90.000 vozes na apoteose do espetáculo Canta
Brasil, com a canção "Caminhando" nos lábios e lágrimas nos olhos.
Quando terminou de cantar, era mais uma estrela no céu.
Uma cantora
cujos espetáculos se encerravam com flores distribuídas ao público, tornava-se
não só uma grande voz para os versos de Vandré, mas também, ao lado de outros
artistas, vivenciava-os: Ainda fazem da flor seu mais forte refrão, E
acreditam nas flores vencendo o canhão. Ao final do espetáculo Delírios, Delícias 18 (1983) clamou pelas Diretas
Já; em 1989,
ao lado de Marília Pêra e Cláudia
Raia, declarou e apoiou o então candidato Fernando Collor de Mello.19 O despertar
de uma postura artística engajada acompanharia toda a carreira, sendo
enfatizada por interpretações de sambas como "Disputa de Poder" e
"Louvor a Chico Mendes", além de "Maria, Maria", "Uma
Nova Mulher", "O Sal da Terra", "Será", "Pão e
Poesia", "Isto Aqui o Que É", "É", "O Tempo Não
Para", "Blues da Piedade". Outro grande sucesso, "Tô
Voltando", um samba que canta a volta para a casa de um casal apaixonado,
foi associado à ditadura militar e aos que retornavam ao Brasil depois do asilo
político dos anos 1970.12
O ano de 1982
foi marcado por grandes recordes de público, como na temporada de nove
apresentações no Ginásio do Ibirapuera, em 3 semanas seguidas,
com cerca de 15 mil pessoas, por noite, dando um total aproximado de 135 mil
pessoas: "No último fim de semana, quando lotou o ginásio do
Ibirapuera, também em São Paulo, com 45 000 ingressos vendidos em apenas 48
horas para três apresentações, ela mostrou que a nova estrela gosta de brilho,
e muito. Com a programação de mais três espetáculos extras no próximo fim de
semana, ela passa a recolher recordes; ao final do último show, será a artista
brasileira que mais vezes se apresentou num ginásio de 15 000 lugares num
espaço de tempo tão curto".20 Foi em 1982
também que recebeu a primeira indicação para o Troféu Imprensa de melhor cantora,
seguiram-se mais 10 indicações para o prêmio e a conquista do troféu no
ano de 1987, ao
lado de Marina Lima.
A primeira
cantora a interpretar "Caminhando" depois da liberação da censura,
seria também, aos trinta e dois anos, a primeira cantora a lotar sozinha
um estádio, o Maracanãzinho, em 1981, com o espetáculo Amar;21 superlotou
também o Mineirinho e o ginásio da Pampulha;22 no mesmo
ano lançou Encontros e Despedidas. Pioneirismo evidenciado em
outras ocasiões como quando gravou, muito antes de Paul Simon ou Michael
Jackson, com o Grupo Olodum da Bahia; ou quando, num dos espetáculos,
surpreendeu a plateia levando para o palco uma cama, um ano antes da popstar Madonna chocar
o mundo com a mesma ideia. Quatorze anos mais tarde, em 1995, foi a
primeira cantora de renome a gravar um disco inteiro exclusivamente com canções
natalinas.23 Em
dezembro de 1982 parou
a Quinta da Boa Vista onde uma multidão de
60 mil pessoas 24 foram
assisti-la na primeira transmissão ao vivo da história da 'Rede Globo'
para um espetáculo de final de ano.25 26
A partir da
segunda metade da década
de 1960 (1965),
em plena efervescência da contracultura e
no rescaldo do pós-bossa-nova, estrearam na televisão brasileira os especiais
do Festival de Música Popular
Brasileira (TV Record). Contemporâneos da Jovem
Guarda e do Tropicalismo os Festivais açambarcavam
todos esses estilos, a bossa nova, o rock vanguardista da Jovem Guarda e o
ecletismo dotropicalistas -e ainda seria o palco de estreia de um novo e
definitivo estilo, a MPB, inaugurado com a interpretação antológica da novata
Elis Regina, então com apenas 20 anos de idade recém- completados, cantando
"Arrastão". Durante duas décadas a televisão brasileira foi marcada
pelo sucesso da transmissão desses espetáculos que apresentavam os novos
talentos, registrando índices recordes de audiência.
O especial Mulher 80 (Rede Globo) foi um destes marcantes
momentos da televisão;27 o
programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e
a discussão do papel feminino na sociedade de então abordando esta temática no
contexto da música nacional e da ampla preponderância das vozes femininas,28 com Elis Regina, Maria
Bethânia, Fafá de Belém, Marina Lima,
Simone, Rita
Lee, Joanna, Zezé
Motta, Gal Costa e as participações especiais das atrizes Regina
Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.
Nos anos
oitenta, que foram marcados pelo reconhecimento de grandes cantoras na MPB, firmava-se assim
como uma recordista de público e de vendagem e o nome "Simone"
despontava como um dos grandes nomes da indústria fonográfica nacional. A maior
temporada ocorreu na tradicional casa carioca, Scala II (1986), durante sete
meses seguidos e é o maior público já registrado, de 220 mil pessoas em uma
única apresentação, ao ar livre. O sucesso de público, vendagem e o repertório
refinado situaram-na como um dos nomes mais respeitados da da "MPB";
de cantora elitista, passaria, a partir de meados da década de 1980, com a
seleção de um repertório excessivamente popular, pela fase mais obscura da
carreira, enfrentando o estigma da crítica especializada que desmerecia a
interpretação, arranjos e compositores escolhidos—foi a chamada fase brega, que de uma
maneira geral marcou os anos 1980 pela exacerbação aos apelos do romantismo.
Originalmente
idealizado para a montagem do ballet teatro do Balé Teatro Guaíra (Curitiba,
1982), o espetáculo O Grande Circo Místico foi lançado em 1983. Simone integrou o
grupo seleto de intérpretes que viajou o país durante dois anos com o projeto,
um dos maiores e mais completos espetáculos teatrais já apresentados, para uma
plateia de mais de 200 mil pessoas. Simone interpretou a canção "Meu
Namorado", composta pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo. O
espetáculo conta a história do grande amor entre um aristocrata e
uma acrobata e
a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knie, que vagava
pelo mundo nas primeiras décadas do século. Um dos maiores sucessos da carreira
seria lançado no ano seguinte, em 1983: "O
Amanhã" foi o samba enredo da União
da Ilha em 1978 e neste mesmo ano gravada por Elizeth
Cardoso, mas foi com a primeira gravação de Simone, em 1983 (CD Delírios, Delícias e regravada no CD Simone
ao Vivo), que a canção se popularizou.29
Valendo-se
ainda do filão engajado da pós-ditadura e feminismo,
cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão
brasileira de We Are the World, o hit americano que
juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA
for Africa. O projeto Nordeste
Já (1985),
abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto
simples, de criação coletiva, com as canções "Chega de Mágoa" e
"Seca d'Água". Elogiado pela competência das interpretações
individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes
e o enquadramento de cada uma delas no coro. Também em 1985 cantou no coro de
vozes latinas Cantaré, Cantarás.
Em 1989, dez anos depois
de conquistar o primeiro disco de ouro, a artista figurava entre os poucos a
ainda protagonizar especiais televisivos: Simone - Especial (Rede
Globo) apresentou trechos do espetáculo Sedução, em cartaz no Palace (São
Paulo); dividiu o palco na tradicional apresentação de final de ano cantando ao
lado de Roberto Carlos. Participou também do especial da Rede Globo Cazuza
– Uma Prova de Amor, interpretando ao lado de Cazuza a
canção "Codinome Beija-flor". No LP Simone grava
"Louvor a Chico Mendes" ao vivo com a Caprichosos de Pilares.30 Encerrou os
anos 80 como a maior vendedora de discos de toda a década.31
Década de 1990
O primeiro Cd
com temas de Natal do país
Em 1991 gravou um
clipe para o programa Fantástico,
idealizado pelo sociólogo Betinho, intitulado "Luz do Mundo", para arrecadar
fundos para a reabilitação de menores. Dos álbuns gravados depois da década de
1980, uma época considerada de apelo mais popularesco, destacam-se Simone
Bittencourt de Oliveira (1995), que trouxe baladas entre outros clássicos e sambas; Café com Leite (1996, um tributo a
Martinho da Vila) -- trabalhos referidos como um reencontro com um repertório
mais seletivo e arranjos mais apurados. Em 1995 lançou o Cd 25 de Dezembro, exclusivamente com canções
natalinas, e obteve a maior vendagem da carreira, mais de um milhão e meio de
cópias vendidas em apenas um mês e meio: Ao lançar, no ano passado, o
disco natalino 25 de Dezembro, a cantora Simone quebrou um tabu. Ao contrário do
que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, os cantores brasileiros não têm o
costume de lançar, no mês de dezembro, discos com músicas de Natal (Revista Veja).32
Flávio
Rangel, Jorge Fernando, José
Possi Neto, Nelson Motta, Ney
Matogrosso e Sandra
Pêra são alguns dos nomes que assinam a direção dos espetáculos. O show Sou Eu ganhou o prêmio de melhor
do ano em 1992 e
originou o álbum homônimo — comemorativo dos vinte anos de carreira, que trazia
regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas. Em 1997 apresentou-se
na casa de espetáculos carioca Metropolitan,
com Brasil, O Show, dirigido por José Possi Neto apresentando clássicos do
samba (Paulinho da Viola, Adoniran
Barbosa, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Gonzaguinha,Mário
Lago) entre outras gravações do álbum de estúdio do ano anterior, Café
com Leite.
Anos 2000
Os álbuns Seda Pura (2001) e Feminino (2002) marcaram as mais
baixas vendagens da carreira e repertórios de estilo pouco explorado até então,
o pop. Baiana da Gema (2004, 2005), um tributo a Ivan
Lins, , de repertório inédito do compositor, foi apresentado no eixo Rio-São
Paulo. Em maio de 2006,
num pocket show, no cenário intimista de uma casa noturna paulistana,
exibiu um repertório romântico ao público que se encantou com arranjos
originais, em tom jazzístico, para o "Projeto Credicard Vozes".
Outras recentes apresentações, no Peru, foi aplaudida de
pé por mais de cinco minutos; em Miami, ao lado do
parceiro Ivan Lins, obteve reconhecimento da crítica que considerou a
apresentação uma das melhores dos últimos anos na Flórida. Em 2007 a parceria
com Zélia Duncan foi registrada no CD e DVDAmigo é Casa (Biscoito Fino),
que exibiu, além de regravações,33 canções
inéditas na voz das artistas e apresentações pelas capitais do país, além de
Portugal (2008).34
Uma edição da
década de 1970 foi organizada pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour e
lançada em 2009 pela EMI.
Considerada a fase de maior qualidade vocal e musical, o box com 11
CDs reúne a obra completa deste período no qual a artista impos-se à crítica
com interpretações definitivas e sucesso crescente junto ao público:35 Tá aí toda
a minha formação musical, foi quando eu aprendi a mexer com estúdio, mixagem,
tudo. Acho também que foi uma grande década da música brasileira, muito
importante para as pessoas da minha geração. Claro que hoje eu faria algumas
coisas diferentes. Mas a vida não tem ensaio….36
Na Veia foi
lançado em agosto de 2009 (Biscoito Fino), sem estilo musical definido,
exibindo um repertório eclético que mescla o samba, o pop e o romântico para,
segundo a cantora, "passar alegria e esperança".37 Simone
assina a composição de "Vale a pena tentar", parceria com Hermínio
Bello de Carvalho, segunda canção composta pela cantora que já havia estreado
com "Merecimento", ao lado de Abel Silva (1982): "Minhas
composições eu não mostro pra ninguém, nem pra mim (risos). No caso desta com
Hermínio, de 76, fiz a melodia e um esboço da ideia da letra, que era uma
resposta à 'Proposta', do Roberto. Depois a entreguei pro Hermínio resolver
algumas passagens da letra e só agora me liberei pra gravar. Como estou me
reaproximando do violão, pode ser que venham algumas coisas por aí. Eu sempre
tive muito pudor em colocar qualquer música minha. Mas um dia eu peguei o
violão e cantei para o Rodolfo (Stroeter, do grupo Pau Brasil, produtor do CD)
e a Kati (diretora da Biscoito Fino) e eles disseram: Você tá maluca
de não gravar isso!? Em 76, depois de pronta, a música chegou a ser
mandada para Roberto Carlos - disseram que ele gravou, mas não saiu".37
Estilo Musical
e Repertório
Na história da
MPB a tradição romântica foi intensificada nos anos 1980 e os temas de amor
romântico e paixão, foram amplamente explorados por diversos cantores e
compositores. Simone, que desde o início da carreira interpretou
predominantemente canções românticas, figura dentre elas e é por isso elencada
na categoria de cantora romântica.38 O
repertório abrange mais de 380 interpretações,39 40 um dos mais
vastos e diversificados dentre as vozes femininas,41 compondo um
verdadeiro mosaico de
estilos. O amor romântico ou idealizado, a paixão, ("Começar de
Novo", "Jura Secreta", "Corpo", "Medo de Amar nº
2", "Raios de luz", "Lenha"), o samba ("O
Amanhã", "Disputa de Poder", "Ex-amor") e a religiosidade ("Cantos
de Maculelê", "Reis e rainhas do Maracatu", "Então é
Natal", "Ave Maria", "Jesus Cristo") são os mais
recorrentes na obra.
Ao longo da
infância e juventude as principais referências deste repertório romântico foram Roberto
Carlos, Milton Nascimento e Maysa
Matarazzo, de quem é grande fã e que grande influência exerceu na carreira, Dolores
Duran, Ângela Maria, Nora Ney e Elizeth
Cardoso – as maiores expoentes do gênero samba-canção ou
fossa. O gênero, comparado ao bolero, pela exploração e exaltação do tema amor-romântico ou
pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também de dor-de-cotovelo.
O samba canção (surgido na década
de 1930) antecedeu o movimento da bossa nova (surgido
ao final dadécada de 1950, em 1957), com o qual Maysa
já foi identificada. Mas este último, herdeiro do jazz norte-americano,
representou um refinamento e uma maior leveza nas melodias e interpretações em
detrimento do drama e das melodias ressentidas, da dor-de-cotovelo e da
melancolia. O legado de Maysa, ainda que aponte para dívidas com a bossa,
é o de uma cantora mais dramática e a voz é mais arrastada do que as intérpretes
da bossa e por isso aproxima-se antes do samba-canção e do bolero. O
declarado gosto pessoal da cantora por boleros advém desta herança musical.38 Ao
lançar o CD Fica Comigo Esta Noite, comentou: Bolero
é bolero. Quando você tem um cara como o Luiz Conte que tem uma pegada de
bolero especial, fica mais fácil. É o métier dele. Por exemplo, no show, o
(Fernando) Caneca tocava guitarra, violão, viola, tudo junto. No disco, a gente
tem mais tempo e pode variar mais de músicos e testar o que for melhor. No
mais, eu sou a rainha do bolero. Adoro!.38
Já como
intérprete, Ivan Lins, Vitor Martins, Milton Nascimento, Fernando Brant, Paulo
César Pinheiro, Gonzaguinha, Chico Buarque, Martinho da Vila, Fátima Guedes,
João Bosco, Aldir Blanc, Isolda, Roberto Carlos, Hermínio Bello de Carvalho,
Paulinho da Viola, Sueli Costa e Abel Silva são os compositores com maior
número de interpretações na voz. O repertório atual inclui ainda Zélia
Duncan, Cássia Eller, Adriana Calcanhotto, Aldir Blanc, Joyce, Martinho
da Vila, Ivan Lins, Paulinho
da Viola, Zeca Pagodinho e Lenine.
Voz
Desde o primeiro LP gravado até os dias atuais
o talento então descoberto é expressado pela espontaneidade, o dom natural, sem
qualquer registro de passagem por escolas de música ou aulas de canto,42tampouco utiliza
a leitura de cifras como recurso de intelecção aos acordes. Marcada por um
acentuado sotaque baiano, que o tempo nunca apagou, e um exclusivíssimo timbre 43 44 45 metálico de
mezzo-soprano, a voz revela-se também por uma leve rouquidão com viés
romântico, entrementes exaltada por um travo de emoção contida, como nos dramas
românticos de "Começar de Novo", "Jura Secreta" e
"Gota d'Água". Na nomenclatura do canto o registro vocálico é de tessitura vertical
mediana, contrabalançado por uma ampla horizontalidade ou versatilidade; atualmente,
na maturidade, pode ser definido com o de um contralto,
mais grave, que o de mezzo-soprano; observa-se na obra o uso do recurso do falsete, como em
alguns versos do refrão de "Jesus Cristo", no qual o timbre alcança
um agudo para além do registro convencional. Trajetória profissional que se
consolidou com um repertório eclético 46 ensejado
por um alto grau de versatilidade vocal, abrangendo interpretações solo em castelhano e
ao lado de nomes como Pablo
Milanés, Plácido Domingo, José
Carreras e Julio Iglesias. Foi por três vezes nomeada para
concorrer ao Grammy Latino (em 2006, na categoria Melhor
álbum de música brasileiracom o Cd Baiana
da Gema47 ).
Palco
A presença no
palco é caracterizada entre outras pelo traje branco, altura incomum e porte
atlético e o gesto de abrir os braços no formato de uma cruz,48 contemplando
gestualmente algumas canções. É característica também a maneira como Simone
encerra os espetáculos, distribuindo flores, rosas brancas, para o público: As
rosas são uma forma de agradecimento, é uma lembrança minha ao público. E a
roupa branca já vem de muito tempo. O branco é a unificação de todas as cores e
simboliza o meu mestre espiritual, que me acompanha sempre.49
Sucessos
A pedido,
ganhou em 1978,
do amigo Bituca, Milton Nascimento, a composição que se tornou então o
apelido, Cigarra, do disco
homônimo lançado no mesmo ano.50 O pedido
por uma canção com o tema de cigarra partiu da própria cantora por
ocasião de um evento ocorrido em Salvador, quando Simone afirma ter sido
surpreendida por uma voz que repetiu três vezes a palavra cigarra
direcionando-se a ela e de maneira inusitada. A letra faz alusão à famosa fábula de Esopo, A Cigarra e a Formiga.
Além de
"Cigarra", foram consagradas na voz inúmeras canções, dentre as
quais: "Começar de Novo", "Jura Secreta", "Medo de
Amar nº 2", "O Ronco da Cuíca", "Face a Face",
"Cordilheiras", "Bodas de Prata", "Quem é você",
"De frente pro crime", "Fantasia", "Quatro
Paredes", "Desgosto", "Mar e lua", "Novo
tempo", "Música música", "Condenados", "Encontros
e Despedidas", "A Distância", "Outra vez",
"Danadinho Danado", "Canta Canta Minha Gente",
"Disritmia", "Sangrando", "Cantos do maculelê",
"Louvor a Chico Mendes", "Será", "Sou eu",
"Você é Real", "Voltei pro Morro", "Samba de
Orly" (com Toquinho), "Reis e Rainhas do Maracatu",
"Caçador de Mim", "Sob Medida", "Maria Maria,
"Iolanda" (com Chico Buarque), "Atrevida", "Por um Dia
de Graça", "Quem te Viu Quem Te Vê", "Tô que Tô",
"Tô Voltando", "Gota d'Água", "Me Deixas Louca,
Vida", "Pão e Poesia", "O Amanhã", "Para Não
Dizer Que Não Falei das Flores", "Disputa de Poder", "Uma
Nova Mulher", "O Que Será", "Loca", "Procuro
Olvidarte", "Raios de Luz", "Tudo por Amor", "Tudo
Bem", "Alma", "Corpo", "Amor no Coração",
"Codinome Beija-Flor", "Ex-amor", "Um Desejo só não
Basta", "Amor Explícito", "Então é Natal", "Jesus
Cristo", "Lenha", "Separação", "Pedaço de
Mim", "Desesperar Jamais", "Saindo de Mim",
"Começaria Tudo Outra Vez", "Veneziana", "Idade do
Céu" (com Zélia Duncan), "Matriz ou Filial", "Cofre de
Seda", "Muito Estranho", "Então Me Diz", "É
Festa", "Existe um Céu", "Meu Ego",
"Migalhas", "Love" e outras.
"Começar de Novo", do disco Pedaços (1979),51 foi a
canção-tema do seriado Malu Mulher (Rede Globo,
1979), que abordava assuntos polêmicos na época como a emancipação feminina, divórcio, aborto eviolência doméstica. A personagem Malu (Regina
Duarte) foi a primeira a tomar pílula contraceptiva na TV.52 Simone
foi escolhida para interpretá-la em detrimento de Maria Bethânia, cogitada
também para a interpretação, mas que recusou. Na voz, a composição, que foi
escrita especialmente para o seriado, por Ivan Lins e Vítor Martins, tornou-se
um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.53"Começar de
Novo" foi gravada também por Barbara
Streisand e Sarah Vaughan.52
Parcerias
Dentre as
parcerias estão nomes como Milton
Nascimento, Chico Buarque, Isolda, Roberto
Carlos, Martinho da Vila, Zeca
Pagodinho, João Bosco, Ivan Lins, Gal Costa, Toquinho, Cazuza, Erasmo
Carlos,Gonzaguinha, Ney
Matogrosso, José Luis Rodrigues, Dionne
Warwick,54 José
Carreras, Plácido Domingo, Pablo Milanes, Julio
Iglesias, Luís Represas, Fátima
Guedes, Grupo Olodum da Bahia, Meninas Cantoras de Petrópolis, Daniela
Romo, Eugênia Melo e Castro, Dulce
Pontes, Hebe Camargo, Marília Gabriela, Ângela
Maria, Zélia Duncan e outros.
Se
você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário