quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gigliola Cinquetti

Por: José Mendes Pereira

letras.com.br

Gigliola nasceu em Verona, no dia 20 de dezembro de 1947, em uma família abastada da Itália. É cantora, atriz, jornalista e apresentadora de programas italiano. Começou a cantar ainda muito jovem e formou-se  no Liceu Artístico de Verona.
Estreou aos 15 anos, em 1963, vencendo o Festival de Castrocaro com a canção "Le strade di notte", de Giorgio Gaber.


No ano seguinte, venceu o Festival de Sanremo de 1964 com a canção Non ho l'età (per amarti), de



Nicola Salerno


e letra de Mário Panzeri.

Dois meses depois, venceu, com a mesma canção, o Festival Eurovisão da Canção, em Copenhague. Das doze edições de Sanremo das quais participou, Gigliola arrematou duas. A segunda foi, em 1966, interpretando "Dio, come ti amo!", de


Domenico Modugno, cujo sucesso levou à produção do filme homônimo, protagonizado pela própria Gigliola.
Em 1973, ganhou o concurso do programa Canzonissima com a canção "Alle porte del sole" — que, reeditada dois anos depois pelo cantorítalo-americano


Al Martino, chegou à 17ª. posição no Billboard.

En 1974, obteve o segundo lugar no Festival Eurovisão para a canção "Sì" (perdendo para "Waterloo", do grupo sueco ABBA).

ABBA

A versão inglesa dessa canção chegou ao 7º. lugar de vendas naInglaterra. Essa música levou a RAI a adiar a transmissão da Eurovisão para depois de 12 de maio de 1974, dia do referendo que decidiria revogar (ou não) a Lei do Divórcio. Acreditava-se que a letra — que repetia várias vezes o refrão Sì, sì, sì ("sim") — poderia influenciar o voto dos italianos na opção "sim".


Depois disso, Gigliola se casou com o jornalista Luciano Teodori, ficando vários anos afastada da mídia para se dedicar à família. Voltou em 1981, dessa vez como jornalista, no programa Linea verde, de Frederick Fazzuoli, além de escrever uma coluna semanal para um jornal. Em 1982, apresentou, com Enzo Tortora, o programa Portobello, cantando e dançando o twist. Passou a colaborar com diversos jornais.


Em 1996, apresentou um programa de verão em cinco episódios, intitulado Donne - Viaggio nella storia delle donne italiane, veiculado pela RAI International. Em 1991, conduziu um talk show na televisão de Montecarlo. No mesmo ano apresentou a edição do "Euro Festival".


Além da música, Gigliola sempre gostou de pintura e arte. Algumas capas de seus álbuns, como La Bohème e Mystery, foram elaboradas por ela. Em 1973, ilustrou o livro infantil O pescatelle, de Umbertino di Caprio; Em 1976, foi a vez de Inchistrino, do mesmo autor.
A última participação de Gigliola Festival de Sanremo foi em 1995. Três anos antes, lançou seu último álbum de estúdio — La Poèsie d'une Femme —, que a levou a apresentar-se na televisão francesa.


Pesquisado em: Wikipédia

Visite este endereço:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Luiz Américo - Cantor





Luiz Américo, nome artístico de Américo Francisco Filho, (Santos, 22 de agosto de 1946) é um cantor e compositor brasileiro,.
Começou cantando desde menino e foi no concurso de calouros do Sílvio Santos que "Américo Francisco", como era conhecido, despontou para o cenário nacional, ganhando todas as provas do concurso. 

Surgiram os convites de grandes gravadoras e aí já como Luiz Américo conseguiu seu primeiro sucesso, Desafio, mais conhecida como "Cuca cheia de cachaça" e daí em diante foram vários, Camisa 10, Fio da véia, Carta de alforria, Casa cheia, O gás acabou, Na hora da sede, entre tantos outros. 

Foram oito discos de ouro e suas músicas executadas em todas as rádios do Brasil e exterior e imagem marcada pelo seu boné em todos os programas de TV da época, sem dúvida um dos maiores ídolos da geração da década de 1970 & 1980.

Seu maior sucesso foi a canção Camisa 10, que teve uma grande repercussão por falar da Seleção Brasileira de Futebol de 1974, que depois de se tornar tricampeã México, atravessava um período de altos e baixos para disputar a Copa da Alemanha de 1974. 

Vendeu milhares de cópias. Recebeu prêmios no Brasil e no exterior. Hoje ele é dono de uma casa noturna chamada Lucky Scope no Guarujá, e seus filhos cantores no Grupo Feitiço (banda de samba) montaram uma casa de samba em sua homenagem com o nome de Typographia Brasil em Santos, onde o cantor se apresenta até hoje. Seus sucessos já foram gravados por 

Clementina de Jesus


Clementina de Jesus,



Ângela Maria, 




Alcione, 




Sílvio Caldas,    




Wilson Simonal e estão sendo regravados por cantores da atualidade como 




Zélia Duncan, 




Zeca Baleiro, 




Marcelo D2 entre outros. 


Atualmente Luiz Américo  reside na cidade do Guarujá, SP.



Visite este endereço:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Asunto: Cangaço


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os três do Nordeste - cantor




Esse é um clássico dos clássicos dos salões de forró. Esse trio paraibano, que já teve diversas formações ao longo de quase 40 anos de existência, sempre esteve entre os melhores. O trio surgiu em 1969, com o nome Trio Luar do Sertão, formado por Parafuso, Zé Cacau e Zé Pacheco. Em 1972, adotou o nome Três do Nordeste.  A produção é de Abdias. Ou seja, o negócio é bom. Nunca é demais lembrar que Os Três do Nordeste andam por aí fazendo shows e apresentações no Brasil inteiro. Eles fazem mais de 30 apresentações por mês. Quem nunca foi, não perca a oportunidade, porque esse trio é história viva do forró.  

(http://www.acervoorigens.com/

Visite este endereço:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Silvio Brito - Cantor



Silvio Ferreira de Brito, nasceu em Três Pontas, no Estado de Minas Gerais, no dia 10 de fevereiro de 1952. Cantor brasileiro.

Aos seis anos de idade mudou-se para Varginha, começando sua carreira nessa época ao cantar na rádio Clube de Varginha, em um programa chamado Petizada Alegre. Ainda na adolescência passou a compor músicas gravadas por cantores como:


Ronnie Von,


 Antônio Marcos


e Vanusa.

Em 1974 ganhou o troféu Buzina do Chacrinha de cantor revelação e no ano seguinte já era conhecido em todo o Brasil. O seu primeiro sucesso Tá todo mundo louco foi lançado no Programa


Sílvio Santos.

Tinha uma letra longa, na qual ele já se antecipava e dizia que poderiam achar a canção parecida com a de:


 Raul Seixas

(estava se referindo a canção Ouro de Tolo).

Outros sucessos no estilo "louco", que passou a ser sua marca registrada, foram Pare o Mundo que eu quero Descer e Espelho Mágico, cujo refrão perguntava se Havia alguém no mundo mais louco do que eu?. Sucessos que inclusive embalavam o Programa Sílvio Santos nas memoráveis tardes de domingo, com o programa "Qual é a Música?" da extinta TVS (TV Studios), atual SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), onde diversos cantores também estiveram à época como:


 Ronnie Von,


Dudu França,


Marcelo,

Gretchen e outros.

Silvio Britto também dedicoua-se à música religiosa, produzindo e arranjando diversos discos do:


Padre Zezinho

de quem é amigo pessoal.

Silvio também compôs e gravou várias músicas mensagens e com motivos religiosos que fizeram sucesso como "Terra dos meus sonhos", "Uma luz" e a regravação de Utopia, do Padre Zezinho

Entre os prêmios que ganhou, estão quatro discos de ouro, e els se apresentou nos principais programas de televisão. Ao longo de sua carreira, teve três milhões e meio de discos vendidos. Atualmente  se divide entre espetáculos e sua participação num programa de rádio apresentado por Paulo Lopes.

Em 2007 foi o vice-campeão do programa Rei Majestade do SBT, apresentado por Silvio Santos, embolsando 60 mil reais e a participação em quatro faixas do CD do programa.


Fonte: Wikipédia


Visite este endereço:

Assunto: Cangaço


domingo, 21 de agosto de 2011

Sidney Magal - Cantor


Sidney Magal, nome artístico de Sidney Magalhães. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de junho.

Nascido em uma família de artistas, começou a cantar em programas infantis de televisão, mais tarde trabalhando também na noite, em boates e casas noturnas. O sobrenome artístico surgiu em uma excursão pela Europa.

Apareceu na mídia nos anos 70 como um cantor de músicas sensuais e românticas, causando furor entre as fãs. Seu primeiro sucesso foi um compacto com a sugestiva música "Se Te Agarro Com Outro Te Mato".

Incorporando elementos da música cigana, da disco music e da música latina, se tornou popular, presença constante em programas populares de televisão.

Seu maior sucesso é "Sandra Rosa Madalena, a Cigana", muito executada em programas como de:


Silvio Santos


e Chacrinha

entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. Um dos pontos altos de sua popularidade foi no início dos anos 90 - com a efêmera explosão da lambada, Sydney Magal tornou-se um dos maiores ícones desta época, explodindo com a música Me Chama que eu Vou, que foi inclusive tema de novela Rainha da Sucata da Rede Globo.

Também trabalhou em cinema, estrelando o filme "Amor Latino", em que interpretava a si próprio. Seus shows atraem um público em sua maioria feminino, que ao final ataca o ídolo, buscando levar pedaços da roupa como recordação. Nos anos 90 buscou mudar um pouco a sua imagem, gravando um CD de jazz e bossa nova, acompanhado de uma orquestra. Em seguida regravou seus antigos sucessos para a coletânea "Discoteca do Chacrinha".

Fonte: Wikipédia


Visite este endereço:



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Túlio Dek - Cantor


Túlio Dek, nome artístico de Túlio Lemos Andrade Filho. Nasceu em Goiânia, no dia 6 de abril de 1985. É um rapper brasileiro, Foi criado no Rio de Janeiro.

Quando jovem tocou violão, mas conheceu o rap quando estava morando em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Túlio Dek é sobrinho do também cantor


 Orlando Morais,

e é primo de sua ex-namorada, a atriz


Cléo Pires.

Túlio Dek assinou um contrato em 2008 com a gravadora Arsenal Music, e lançou seu álbum de estreia O que se leva da vida, é a vida que se leva, com produção de DJ Cuca e Rick Bonadio, que tem como hit principal a música "Tudo Passa", uma parceria do rapper com o vocalista Di Ferrero, da banda Nx Zero juntamente com os outros integrantes: Gee Rocha, Fi Ricardo, Dani Weskler e Caco Grandino. No dia 2 de março de 2009 Túlio Dek abriu o show do rapper Ja Rule no Club Royal, em São Paulo.

Ganhou o "Troféu Internet" do Troféu Imprensa em 2010 como o melhor cantor de 2009.


Fonte: Wikipédia


Acesse este endereço:


Assunto: Cangaço




João Só - Cantor


João Só ou João Evangelista de Melo Fortes nasceu em Teresina, no dia  3 de novembro de 1943, e faleceu em  Salvador, no dia 20 de junho de 1992. Cantor e compositor brasileiro.

Caçula entre os 12 filhos de Tito Fortes e de Irene Couto de Mello. Aprendeu a tocar os primeiros acordes de cavaquinho quando ainda era criança, tendo começado a estudar vários instrumentos aos 15 anos, na época em que veio com a família de Teresina para Salvador.

Em 1971 defendeu seu primeiro sucesso, Canção para Janaína, no sexto Festival Internacional da Canção. Em seguida gravou aquele que seria seu maior sucesso, Menina da Ladeira.


Ainda do começo da década de 1970 datam seus outros êxitos: Ando na Velocidade e Copacabana.

A partir de 1978, João Só passou a se dedicar somente a shows, tendo se apresentado centenas de vezes por todo o Brasil, deixando gravados 15 discos e algumas fitas, contendo mais de 40 músicas de sua autoria, nos 20 anos de sua carreira. Entre elas, curiosamente, também compôs o primeiro hino oficial do time de futebol Londrina Esporte Clube, "Bandeira do Meu Coração", na sua campanha de 1977.
João Só faleceu em decorrência de um infarto, aos 48 anos, quando já se
encontrava esquecido pelo grande público.


Fonte: Wikipédia

Acesse este endereço:


Assunto: Cangaço

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Neném do Baião - Cantor


Nasceu no "Campo Velho", hoje denominado de "Raiz", no município de Mossoró - Rio Grande do Norte. Filho do ferroviário conhecido como Manoel Bondinha, e de Cecília Bondinha. Do casal nasceram 24 filhos e Nenem do Baião se dedicou a música. Com oito anos de idade começou a bater pandeiro feito  de lata. Aos dez anos, o pai o presenteou com um pandeiro de verdade.

Sua carreira artística se deu, após apresentar algumas batidas  de pandeiros para três meninas, Expedita, Inárcia e Maria, e enquanto batia  no seu novo pandeiro, cantava música de


Jackson do Pandeiro.


Jacinto Silva


e Luiz Gonzaga.

Enquanto tocava para estas três meninas, findou se apaixonando por uma delas. Mas era paixão de criança. Apaixonado, sentiu vontade de dizer, e quando o seu pai soube da sua paixão, surrou-lhe, mas nem por isso deixou de se encontrar com a sua amada.

O tempo foi se passando, e, com 15 anos de idade resolveu acompanhar um circo. Posteriormente desistiu e novamente procurou a menina de suas paixões, e desta vez fez-lhe uma proposta de casamento, mas a mocinha negou, dizendo-lhe que ainda eram muitos jovens e não tinha para que se casarem.

Mas ele conseguiu o que realmente queria, terminou dormindo com a jovem , e com essa decisão de dormiram juntos, sabiam que o casamento seria feito. Mas foi engano; os seus pais e os delas, os expulsaram de casa e ganharam mundo adentro, fazendo morada em baixo de um pé de quixabeira. Um mês que haviam se juntado, a menina engravidou. Com a gravidez, finalmente os pais assinaram o casamento.


Trabalhava de agricultor, mas sempre tocando nas festas que aconteciam nas redondezas da cidade; além destas, foi salineiro, ferroviário, torneiro, mecânico, serviu o exército brasileiro, mas não deixava a sua paixão, a música, além do pandeiro, já era proprietário de uma acordeon de oito baixo. Faziam parte do seu conjunto: Minas, Toinho Bicouro, Otaviano, Chico Macaco. Mas o seu tocador preferido era o Chico do Guarda.Mas novamente Neném que já era conhecido por Neném do Rojão, se apaixonou, mas desta vez foi pela música.

Certo dia foi convidado para tocar na rádio, e um dos músicos se recusou a acompanhá-lo. Não gostando da atitude do músico, disse que daquele dia em diante só cantaria acompanhado por ele mesmo, com uma acordeon de sua propriedade. Ao sair da emissora, foi direto para casa, e lá, a mãe lhe disse que iria comprar uma acordeon. Com essa acordeon, Neném se tornou o Neném do Baião, fazendo festas por todos os lugares, cidades como: Açu, Pau dos Ferros, Apodi, Macau, Pendências e diversas cidades do Ceará. Na Paraíba e no Estado de Pernambuco. Acompanhou diverso políticos, fazendo os seus comícios. Neném do Baião é para Mossoró uma referência de bons músicos. Viveu dominado pela pobreza, mas conseguiu sair do sofrimento e hoje é um músico bem conhecido em diversos Estados do Norte.

Quem quiser contratar o Neném do Baião para shows, procure-o no bairro  Santo Antonio, na Rua do Boneco, pois todos naquela localidade, sabe muito bem onde mora o artista.


Visite este endereço


Assunto: Cangaço






quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lady Gaga - Cantora


 
Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em Nova Iorque, no dia 28 de março de 1986. Ela é  mais conhecida por Lady Gaga. Cantora, compositora e produtora musical dos Estados Unidos, considerada uma das 25 pessoas mais influentes e uma das 5 pessoas mais bem remuneradas do mundo.

 

Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no sudoeste da cidade de Nova Iorque, em 2003 e matriculou-se na Escola de Arte Tisch (Tisch School of Arts) da Universidade de Nova Iorque. De seguida, assinou um contrato com a Streamline Records, um selo da gravadora Interscope Records.


Durante seu início na Interscope, trabalhou como uma compositora para artistas colegas e capturou a atenção de Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais, e contratou-a para sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.



Lançado em 19 de agosto de 2008, o seu álbum de estreia, The Fame, atingiu o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos teve a posição máxima de número dois na parada Billboard 200 e um na Dance/Electronic Albums, também da Billboard. As suas duas canções lançadas como singles, "Just Dance" e "Poker Face", co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, assim como em outros países.


O álbum, mais tarde, conseguiu um total de seis indicações e dois prêmios nos Grammy Awards. No início de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê própria, a The Fame Ball Tour. Pelo quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) The Fame Monster, com o single número um global "Bad Romance", e embarcou na sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour.


O álbum vendeu mais 11 milhões de cópias e foi o mais vendido de 2010. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, foi lancado em 23 de Maio de 2011. e já vendeu quase 2 milhões de cópias nos EUA e 5 milhões mundialmente.

Fonte:
Wikipédia

Acesse este endereço:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O blog do Mendes e Mendes publica as melhores histórias sobre Lampião. Bons escritores, pesquisadores e historiadores.

Acesse-o. 

Roberto Leal - Cantor


Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, em  Vale da Porca, no dia 27 de Novembro de 1951.  De origem portuguesa. Graças ao sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.

Aos onze anos de idade, em 1962, emigrou para o Brasil, juntamente com os pais e dez irmãos, em cinco viagens. Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou sua carreira de cantor de fados e músicas românticas.


Em 1971 obtém o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita". Ficou célebre o seu refrão "ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no Programa do Chacrinha.


Vendeu milhares de discos, fazia sucesso nos programas de auditório e por muitos, era considerado muito simpático.

Em 1979 chegou a participar de um filme sobre sua própria vida, chamado: "O Milagre" e que bateu recordes de bilheteria.

Costuma gravar músicas com mistura de ritmos lusos e brasileiros, tornando-se um cantor popular para uns e criticado por outros. Já gravou CD com ritmo de forró, românticas e quase todo o seu repertório é composto de faixas de sua autoria, em parceria com sua esposa Márcia Lúcia, companheira e mãe de seus 3 filhos brasileiros.


Ainda hoje é aclamado como cult por brasileiros de todas as idades. Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal.

Ele já vendeu mais de dezassete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas. É um dos compositores do atual hino da Portuguesa de Desportos, de São Paulo. Ele é também sócio do restaurante de comida portuguesa Marquês de Marialva, em São Paulo.
Em 2011, entrou como ator no programa O Último a Sair, reality-show falso da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, na RTP1. Onde saiu vencedor , do falso " reality-show ".


Acesse este endereço: