The Rolling Stones é uma banda de rock  inglesa formada em 25 de maio de 1962, e é uma das bandas mais antigas ainda em atividade.  Ao lado dos Beatles, foram  considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que  adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas e que decisivamente  influenciaram na música  pop e nos costumes.
 Formado por Brian Jones,  Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, o grupo  calcava sua sonoridade no blues. Em mais  de quarenta anos de carreira, sucessos como "Wild Horses", "(I Can't Get No) Satisfaction",  "Start Me  Up", "Sympathy For The Devil", "Jumping Jack Flash", "Miss You" e  "Angie" fizeram dos Stones uma das mais  conhecidas bandas do rock mundial, levando-a a enfrentar todos os grandes  clichês do gênero, desde recepções efusivas da crítica até problemas com drogas e conflito de egos, principalmente  entre Jagger e Richards. Os Rolling Stones já venderam mais de 200 milhões de  álbuns no mundo inteiro em sua carreira.
Tudo  começou em 1960, quando os dois  amigos de infância, Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação  de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e  rock and roll. Foram convidados pelo guitarrista  Brian 
 Brian Jones 
Jones em 1962 a montar a definitiva banda de R&B branca, que se chamaria The  Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin' Stone, cujo nome foi  utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.
 O pianista Ian Stewart,  amigo de Brian, seria o co-fundador da banda, mas porque sua imagem pessoal não  tinha o devido sex-appeal, ele seria rebaixado a gerente de palco, com  direito a gravar com a banda mas não de posar como membro.
Bill Wyman, que embora já vivesse da noite há muito  mais tempo que os demais, seria acrescentado à banda por um motivo fútil:  possuía mais de um amplificador. 
 Charlie Watts
Em janeiro de 1963, Charlie Watts assumiria definitivamente a  bateria. A boa repercussão nas apresentações ao vivo somadas à habilidade  promocional de seu empresário, levou a banda a um contrato com a Decca Records (então a  piada do ano por ter recusado um contrato com os Beatles). Seu empresário promove a banda com uma imagem  de rebeldes e cria a pergunta: Você deixaria sua filha se casar com um  Rolling Stone?.
Os primeiros singles, um cover de uma canção de Chuck Berry e Muddy Waters de cada lado, Come  On/I Want To Be Loved, e uma gravação para uma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney, I  Wanna Be Your Man, foram bem aceitos. 
 O primeiro álbum, chamado simplesmente  The Rolling Stones, saiu em abril de 1964, contendo apenas uma composição de Jagger e Richards.  Apenas com Tell Me (You're Coming Back), lançado em junho de 1964, é que  uma composição da dupla seria lançada como lado A de um compacto. A partir daí,  pouco a pouco o material próprio começou a ser valorizado, tendo em Out Of  Our Heads, de 1965, o primeiro de uma  série de discos basicamente de composições da dupla Jagger-Richards. É nesse ano  que a banda lança seu maior hit em todos os tempos, (I Can't Get No)  Satisfaction.
Com o álbum Aftermath, de 1966, a  banda começaria uma fase de músicas mais longas e de arranjos mais elaborados. O  flerte com o rock psicodélico e experimental teria seu  ápice em Their Satanic Majesties Request, de 1967. Com Beggar's Banquet (1968) haveria a volta ao estilo mais próximo ao R&B  que os fizeram famosos. São desta época dois dos maiores hits da banda,  Jumpin' Jack Flash, que só saiu como compacto e a controversa Sympathy  For The Devil - que Mick disse ter se inspirado em uma visita a um centro de  candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações  de satanismo que a banda iria  sofrer desde então.
Em 1969 Brian Jones oficialmente abandona  os Stones, sendo substituído por Mick Taylor (que havia tocado com o John Mayall's Bluesbreakers).
Poucos dias depois de sua saída, Brian Jones seria encontrado morto afogado na  piscina de sua casa em Sussex, em  circunstâncias até hoje pouco esclarecidas. Existem duas versões: que ele se  afogou sob influência de drogas e álcool, ou que ele foi afogado propositalmente  por um dos empreteiros contratados para fazer obras na propriedade. Entretanto,  em 1993, um empreteiro conhecido como Frank, assumiu em seu leito de morte ter  assassinado Brian Jones através de afogamento. Embora houvesse sido planejado  muito tempo antes, dias depois a banda realizou um concerto memorável no Hyde Park, em Londres, diante de um  público de 300 mil pessoas, que acabou tendo um significado especial além da  apresentação do pouco conhecido novo guitarrista, Mick Taylor. 
O show aconteceu num palco decorado com uma enorme foto colorida e estourada de Jones. Jagger, vestido de branco, interrompeu a apresentação para ler uma passagem do poema Adonais de Percy Bysshe Shelley, em memória do amigo problemático. Enquanto mais de 3.000 borboletas brancas eram soltas do palco para a platéia emocionada. Os Stones pareciam ter chegado ao fim de uma era. Sem imaginar que a próxima tragédia estava bem próxima.
 Em 6 de dezembro de  1969, o grupo chegou a Altamont, na  Califórnia, para uma grande  apresentação ao ar livre - com uma platéia pelo menos duas vezes maior do que a  do Hyde Park. Bem antes dos Stones subirem no palco já havia problemas. A  segurança do espetáculo estava sob a responsabilidade de um bando de Hell`s  Angels de São Francisco, uma gangue  de motoqueiros grossos e arrogantes que não sentiam nada a não ser desprezo pela  multidão de mais de 500 mil hippies. 
 
Jefferson Airplane
 Qualquer um que tentasse subir no palco era  agredido e escorraçado de volta para a platéia por Angels que portavam tacos de  sinuca. Durante a apresentação da banda Jefferson Airplane, que antecedeu a atração  principal, fãs estavam sendo carregados para as cabanas da Cruz Vermelha em maior  quantidade do que os médicos de plantão podiam dar conta. Quando os Rolling  Stones finalmente foram se apresentar, a multidão ficou histérica, e os Hell`s  Angels reagiram ficando ainda mais selvagens. 
 
Durante a execução de Under My Thumb no momento em que Mick finalizava a canção, um jovem hippie Meredith Hunter negro, ataca os seguranças (hells angels) que desde muito antes tratavam o público com hostilidade e violência, em contrapartida, um hell angel apunhala o jovem pelas costas, matando-o. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê.
No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. Há versões de que Meredith foi agredido pelos Hell`s Angels por estar acompanhado de uma linda loira, mas ele estava armado com um revolver e o assassino, Alan Passaro, foi julgado alguns anos depois e inocentado por legítima defesa.
 
O que aconteceu naquele dia fatídico está registrado no filme Gimme Shelter, de 1970. Ainda em 1969 os Stones lançaram Let It Bleed (título geralmente visto como sátira a Let It Be, dos Beatles, disco que de fato só seria lançado seis meses depois).
 
Em 1970 sai Get Your Ya-Ya's Out, o primeiro disco ao vivo, com estéreo autêntico e alta fidelidade, gravado de sua apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.
Meredith Hunter 
Durante a execução de Under My Thumb no momento em que Mick finalizava a canção, um jovem hippie Meredith Hunter negro, ataca os seguranças (hells angels) que desde muito antes tratavam o público com hostilidade e violência, em contrapartida, um hell angel apunhala o jovem pelas costas, matando-o. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê.
No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. Há versões de que Meredith foi agredido pelos Hell`s Angels por estar acompanhado de uma linda loira, mas ele estava armado com um revolver e o assassino, Alan Passaro, foi julgado alguns anos depois e inocentado por legítima defesa.
 Alan Passaro
O que aconteceu naquele dia fatídico está registrado no filme Gimme Shelter, de 1970. Ainda em 1969 os Stones lançaram Let It Bleed (título geralmente visto como sátira a Let It Be, dos Beatles, disco que de fato só seria lançado seis meses depois).
Em 1970 sai Get Your Ya-Ya's Out, o primeiro disco ao vivo, com estéreo autêntico e alta fidelidade, gravado de sua apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.
Em 1971 a banda passa para a Atlantic Records, que  lhes permite estrear o selo próprio, Rolling Stones Records. Nesse ano a banda  lança um dos seus álbuns mais curiosos, Sticky Fingers, cuja capa foi  idealizada por Andy Warhol  com uma foto de uma pélvis atribuída a Jagger e cujo LP original possuía um  zíper que podia ser aberto e mostrava uma figura de uma cueca (a despeito da  banana do álbum Velvet Underground and Nico). Esse álbum  também foi o primeiro a mostrar o famoso logotipo da boca que apesar de ter sido  sempre atribuído a Andy Warhol na verdade foi produzido por John  Pasche.
 
Andy Warhol
Keith Richards encontra-se no sul da França, na mansão utilizada pelos nazistas Villa Nellecote, pelo fato de todos os Stones estarem devendo uma fortuna de imposto de renda na Inglaterra.
 Keith Richards
Esse período foi considerado como o exílio dos Rolling Stones. A intenção da banda, é compor todo o novo álbum (que viria a ser Exile on Main St) para, na sequência, promover uma grande turnê pelos Estados Unidos. O faturamento da tour serviria para quitar os impostos dos Stones na terra da Rainha. Entretanto, os problemas de Keith e sua esposa, Anita Pallemberg, com as drogas acaba por atravancar os trabalhos de composição.
Anita Pallemberg
Após várias semanas pontuadas por incidentes e trabalhos infrutíferos, Keith e Anita são acusados de tráfico de drogas e obrigados a fugir da França às pressas. A maior parte do disco é composta e gravada em Los Angeles (EUA). Antes da conclusão do trabalho, no entanto, Keith Ricards passa por um severo programa de desintoxicação na Suíça. Após a mixagem lançam, em 1972, o álbum duplo Exile on Main Street, considerado por muitos, e pelo próprio Jagger, como o melhor álbum da banda pela sua consistência, plasticidade e versatilidade dos músicos, o qual produz, entre outras, a música Tumbling Dice, obrigatória em qualquer show dos Stones até os dias de hoje.
Com a excelente repercusão do disco anterior e embalados pela sua turnê de  1972/1973, os Stones entram mais uma vez no  estúdio e lançam em 1973 o álbum Goats Head Soup, amplamente conhecido  pelo hit Angie e pela polêmica Star Star. Interessante que a  balada Waiting on a Friend foi composta e gravada durante as sessões  deste álbum e lançada apenas oito anos depois no álbum Tattoo You (1981), a qual, devidamente remixada tornou-se  um hit da banda, assim como a música Tops.
Em 1974 os Rolling Stones gravam o clássico It's Only Rock'n'Roll no estúdio do guitarrista Ronnie Wood (que tocava com a banda inglesa The Faces, liderada por Rod Stewart). Com a saída repentina de Mick Taylor para seguir carreira solo, Wood assume a segunda guitarra, embora só será oficialmente um membro efetivo dos Stones a partir da turne de 1975, cuja primeira apresentação com a banda ocorre em 1º de junho do mesmo ano em Baton Rouge, Lousiana, Estados Unidos, através dos acordes de Honky Tonk Women.
Embora a turnê de 1975 tenha sido batizada de Tour Of The Americas  pois previa, além dos Estados Unidos e Canadá, shows no Brasil - Rio de Janeiro (14 e 17/08) e São Paulo  (19 e 21/08), México (7 e 10/08) e  Venezuela (28 e 31/08), estes não  ocorreram por restrições políticas dos governantes desses países, preocupados  com a imagem de desordeiros e drogados que a banda poderia passar além de  desagradar os respectivos regimes de governo.
Lançam, então, Black & Blue (1976), um disco mais intimista com forte participações de convidados como Billy Preston, que já havia gravado Let It Be, dos Beatles e vinha participando de todos os álbuns dos Stones desde Sticky Fingers de 1971, e Ron Wood confirmado no comando da segunda guitarra, que obtém razoável sucesso.
Billy  Preston
O álbum seguinte é Love You Live (1977), um duplo ao vivo gravado na turnê européia de 1976, bastante heterogêneo e com a formação básica da banda no palco. Em (1978) lançam Some Girls que é bem mais pesado do que os últimos trabalhos. Este disco é fortemente influenciado pelo movimento punk surgido nos Estados Unidos em 1974, com temas rápidos e agressivos como Respectable e When The Whip Comes Down, embora o disco seja mais lembrado pelo seu hit à la discoteque Miss You. Mostrando a vitalidade característica até os dias de hoje, ainda no mesmo ano saem, novamente, em turnê pelos Estados Unidos e já dão mostras da tendência que por eles será magistralmente explorada nos próximos anos: enormes palcos e infra-estrutura dos shows, jamais vistas até então. Em 1980 lançam um disco mais linear, Emotional Rescue, com um hit homônimo.
Em 1981 a banda larga Atlantic Records e  assina com a EMI. O álbum de estreia é  Tattoo You, tido por muitos como o melhor álbum da banda de todos os  tempos e talvez o seu único grande triunfo para esta gravadora, visto ser o de  maior sucesso comercial da banda até os dias de hoje. Destacam-se inúmeros  hits da banda, como a explosiva Start Me Up, obrigatória em todos  os shows, e a balada Waiting On A Friend, composta inicialmente em 1973 e não lançada no disco do mesmo ano.
 
Com a excursão americana no mesmo ano, os Rolling Stones definitivamente  inauguram a moda de shows gigantescos de duração de três horas, palcos móveis e  desmontáveis e toneladas de equipamentos de som e luz. Resumindo a turnê em solo  americano lançam em (1982) o álbum ao vivo  Still Life (American Concert 1981) e o filme Let's Spend the Night  Together, que, sob a direção do renomado Hal Ashby, mostra o vigor juvenil de Jagger e a  reabilitação de Richards das drogas, além do novo formato de apresentações ao  vivo.
Em meio a especulações da mídia de possível separação da banda, no final de  1983 os Stones lançam o álbum  Undercover, e, alimentando ainda mais estes rumores, a banda não sai em  turnê e tampouco os músicos se pronunciam a respeito, cada um elaborando  trabalhos individuais e não sendo vistos juntos em nenhuma ocasião.
Ian Stewart, pianista, gerente de palco e um dos fundadores da banda, acompanhando em todos os álbuns e shows, morre em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. Tido como o sexto Stone, é homenageado com uma faixa no álbum da banda de 1986, Dirty Work, cujo álbum também não é acompanhado de turnê.
O relacionamento entre os membros restantes da banda não era dos melhores,  com desentendimentos frequentes entre Jagger e Richards. Mick Jagger envereda em  uma carreira solo gravando músicas dentro do estilo Rolling Stones e causa um  desentendimento sério entre ele e seu sócio Keith Richards. Especulações sobre o  fim da banda duram por seis anos, embora o clima ruim não impedisse que  continuassem sendo lançados álbuns de repercussão cada vez maior. Jagger,  Richards, Wood, Wyman e Watts lançaram vários álbuns solo durante a década de 1980 e 1990.
Os Stones adentraram a década de 1990 com uma nova gravadora, a CBS, em meio a rumores de que Mick Jagger e Keith Richards  não podiam nem mesmo dividir uma mesma sala sem se engalfinharem. Os constantes  boatos sobre a dissolução da banda ajudaram a catapultar o interesse e a  expectativa da turnê e as vendas do álbum Steel Wheels (1989), tornando-a a maior da banda em todos os tempos até  então. Os problemas pessoais foram colocados de lado e a banda se apresentou  como nos velhos tempos, auxiliada pela habitual parafernália de palco tendo  participação durante a turne,do Guns N' Roses que estava explodindo no cenário  musical,como banda de abertura. Reflexo disso é o álbum Flashpoint de 1990 que traz os Stones de volta aos palcos  depois de sete anos.
Foi também a partir dessa turnê que os Stones tornaram-se experts nos  negócios, transformando-se em uma banda multimilionária, com administração  autônoma e profissional, alcançando espaços na mídia até então nunca vistos,  tendência que permitiu as sucessivas bem-sucedidas turnês seguintes e um exemplo  de exposição e fixação da "marca" The Rolling Stones.
1991-2000
O outro membro original, Bill  Wyman, que deixa o grupo em 1993, ainda  mantém fortes ligações com a banda, à exemplo de seu pub em Londres, o Sticky Fingers,  totalmente decorado com inúmeras fotos, instrumentos e discos de ouro, entre  outras lembranças dos Stones. Para o seu lugar é escalado o baixista Darryl  Jones, que é apenas músico contratado, não sendo considerado membro  oficial.
Em 1994, após um longo período de  inatividade, é lançado com grande estardalhaço o álbum Voodoo Lounge,  seguido pela turnê de mesmo nome (que passou pelo Brasil). A turnê que se  iniciou em 19 de julho de  1994 em Toronto, Canadá, e foi encerrada em 30 de agosto de 1995 em Rotterdam, Holanda, arrecadou em torno de US$ 400  milhões. Aproveitando a repercussão, todas as gravações da banda são relançadas  em CD. O álbum de 1995, Stripped, foi mais intimista, com versões  acústicas de vários de seus maiores sucessos e uma regravação gloriosa para  "Like a Rolling Stone", clássico de Bob Dylan.
No ano seguinte lançam The Rock And Roll Circus, trilha sonora de um  filme arquivado desde 1968. O CD inclui uma  apresentação de diversos artistas, como Jethro Tull, The Who, Marianne Faithfull, então esposa de Jagger e  The Dirty Mac que nada  mais é que uma pré-versão da Plastic Ono Band. Essa formação incluiu, além  de John Lennon e Yoko Ono, Eric Clapton, Keith Richards (no baixo) e Mitch Mitchell, baterista  do The Jimi Hendrix Experience.
Ainda em 1997 sai Bridges of  Babylon, com uma capa luxuosa e uma excursão mundial igualmente cara,  completa, com dois palcos, um maior e outro menor instalado no meio do público.  Inclui também uma ponte para a banda atravessar do palco principal para o menor,  sendo que neste executam basicamente clássicos sem o acompanhamento de metais e  backing vocals voltando às raízes da banda nos anos 60 e, assim, inauguram um novo estilo  de apresentações que se seguiram nas turnês seguintes. Com dois shows no Brasil, um em São Paulo e o outro no Rio de  Janeiro (com participação mais que especial de Bob Dylan, inclusive abrindo  os shows para a banda), confirmaram o país com status de rota obrigatória.  Retrato dessa turnê foi o lançamento do álbum ao vivo No Security, em 1998.
2001-presente
 Para comemorar os 40 anos do grupo, em 2002 lançam o álbum duplo Forty Licks (1962-2002)  que traz, além de 36 sucessos da banda, 4 novos hits (Don't Stop, Keys  To Your Love, Stealing My Heart e Losing My Touch), sendo o  primeiro uma espécie de resumo da perseverança característica da banda,  atingindo bastante sucesso. Em 16 de agosto do mesmo ano com um show em Toronto (Canadá) os Stones lançam uma de suas maiores turnês  - a Licks Tour (detalhe para a música Heart of Stone, não tocada  ao vivo desde 5 de  dezembro de 1965). Esta longa turnê  passou por todos os continentes do planeta, tendo sido encerrada em 9 de novembro de 2003, em Hong Kong. Mantendo o status de maior banda de  rock & roll do mundo e a tradição de suas espetaculares apresentações,  montam estruturas distintas e específicas para shows em arenas, estádios e  teatros, além de private shows. Ao final do mesmo ano lançam o esplêndido  DVD quádruplo Four Flicks, mostrando cada um dos formatos de suas  apresentações e toda a vitalidade dos músicos sessentões.
Quando todos imaginavam o fim da banda, devido a um câncer na garganta do  baterista Charlie Watts  diagnosticado em junho de 2004 e curado em  fevereiro de 2005, o vigor incansável do  quarteto com ênfase às belas letras de Jagger e Richards (conhecidos como The Glimmer Twins  desde os anos 70,  pela ligação existente entre eles, além das lendárias histórias que  protagonizaram) produz um de seus melhores álbuns de estúdio de todos os tempos.  Lançado em 2005 A Bigger Bang traz uma sonoridade crua e voltada às  raízes da banda: rock and  roll, blues e rhythm and blues,  além das pegadas das guitarras da dupla Richards/Wood, bem como para a harmônica  melodiosa de Jagger, as 16 fortes canções do álbum mostram a excelência e  competência de Jagger/Richards/Watts/Wood. Para a divulgação do álbum, mais uma  vez iniciando em Toronto (em 10 de agosto de 2005), a banda se lança na estrada  com a turnê do mesmo nome.
Em 18 de  fevereiro de 2006, os Rolling Stones  voltaram ao Brasil para o show da turnê A Bigger Bang. O show, gratuito,  foi realizado nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público  estimado em 1,5 milhão de pessoas, entrando para a história como o maior show da  banda e um dos maiores concertos de rock de todos os tempos.
Após dois anos do lançamento da turnê A Bigger Bang, que passou pela  América do Norte, em duas oportunidades (2005 e 2006), América do Sul (2006) e  Europa (2006), os músicos dos Stones arrecadaram, até novembro de 2006, em torno  de US$ 437 milhões (recorde na história da música), os Stones anunciaram, em 22  de março de 2007, uma lista de novos shows pelo velho continente, que se iniciou  em 5 de junho de 2007, com uma apresentação  em Werchter,  Bélgica e se encerrou em 26 de  agosto de 2007 em Londres, apesar de rumores de que novos shows serão realizados  em 2008. Com seu encerramento, os Stones realizaram a mais longa de suas turnês  mundiais, com arrecadação de US$ 560 milhões (novo recorde), e, apresentando-se  para quase 6 milhões de espectadores, mostraram a inesgotável energia que os  move por mais de 45 anos de estrada. Ainda em 2006, a banda teve sua música  "Can't You Hear Me Knockin'" presente no game Guitar Hero 2, em versão  cover, o que desapontou muitos fãs pois a voz do cantor que faz esse cover no  GH2 não é nada parecida com a de Mick Jagger. Em 12 de junho de 2007, foi  lançado o DVD The Biggest Bang, que contém 4 discos com mais de sete  horas de shows, incluindo a integra do realizado no Rio de Janeiro, no ano  anterior, bem como em Austin, Texas, e materiais dos shows de Japão, Buenos Aires e Shangai, além de entrevistas exclusivas e reveladoras  com os membros da banda. Nesse mesmo ano, os Stones voltariam a ter outra música  de sucesso na série Guitar  Hero, desta vez a música era "Paint it, Black", presente no Guitar  Hero 3 Legends of rock. Em 4 abril de 2008, estreou nos cinemais mundiais o filme The  Rolling Stones Shine a Light (distribuído no Brasil pela Imagem Filmes), concebido e dirigido pelo premiado diretor Martin Scorsese - um  declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon  Theatre de Nova York, em novembro de 2006, com dezesseis câmeras  focadas diretamente nos músicos, registrou com profundidade a bela performance  da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais.  Conta, ainda, com a presença de Jack White, do grupo White Stripes, da cantora  Christina  Aguilera e do bluesman Buddy  Guy. Ainda, de forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da  banda, nos anos  60, confrontando com declarações atuais, como a pretensão de Mick Jagger em  manter-se ativo aos sessenta.
Hall da Fama
A seção destinada a eles no Salão da Fama os descreve como um dos principais  candidatos ao título de "A Maior Banda de Rock do Mundo". Apenas os Beatles e o  The Who receberam um tratamento similar no Salão da Fama.
 Visite o blog:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário