sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Clementina de Jesus - Cantora



A vida de Clementina de Jesus tinha tudo para ser igual à de milhões de pobres brasileiros se não fossem a sua insistência em cantar, a sua voz e o destino. Ainda menina, costumava acompanhar a mãe, uma lavadeira que gostava de cantar corimas, jongos, lundus, incelenças e modas, enquanto trabalhava. Foi provavelmente nesta época que aprendeu os cantos de escravos que, anos mais tarde, fariam a sua fama.


Com apenas dez anos, foi morar com a família em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Um vizinho, que sempre escutava a menina Clementina de Jesus cantando dentro de casa, ofereceu para a garota o papel de solista em procissões e festas religiosas. Após a morte do pai, a situação financeira da família ficou muito complicada e Clementina de Jesus não teve outra alternativa a não ser trabalhar como empregada doméstica, lavadeira e passadeira. Durante mais de 20 anos, esta foi a atividade que a sustentou.


Pouco tempo antes de morrer, em um depoimento, Clementina de Jesus disse que todos os integrantes da casa onde trabalhou como empregada doméstica gostavam de ouvi-la cantar, com exceção da proprietária, que dizia que a sua voz era irritante, por parecer um miado de gato. No final dos anos 20, passou a freqüentar blocos de Carnaval que, depois, seriam transformados em escolas-de-samba. Depois de dois casamentos, um deles com Albino Correia da Silva, o Pé Grande, um torcedor fanático da escola de samba da Magueira, o destino bateu à porta de Clementina de Jesus e a empregada doméstica deu lugar a uma cantora que marcou época na música popular brasileira.


Seu canto rouco e quase falado, fora dos padrões estéticos, conquistou a crítica, compositores, artistas e, principalmente, o povo. Um dos retratos do sincretismo brasileiro, Clementina de Jesus estabeleceu uma ponte entre o folclore dos terreiros de candomblé com a linguagem contemporânea. Finalmente, em 1964, quando já contava com 62 anos, a cantora teve a sua grande oportunidade profissional.


O compositor e produtor Hermínio Belo de Carvalho, que já tinha visto Clementina de Jesus se apresentar em bares do Rio de Janeiro, convidou-a para fazer alguns shows. No dia 7 de dezembro do mesmo ano, depois de ouvir um recital clássico (Mozart e Villa-Lobos), o público que lotava o Teatro Jovem, em Botafogo, ficou assustado ao ver entrar no palco uma cantora de voz anasalada, acompanhada por Paulinho da Viola, César Faria e Elton Medeiros.

O sucesso foi imediato, a ponto de Hermínio Belo de Carvalho criar o musical "Rosas de Ouro", que percorreu as principais capitais brasileiras. Chamada de "Tina" ou "Quelé" pelos amigos, Clementina de Jesus gravou mais de 120 músicas e participou de discos de outros artistas, como Milton Nascimento, por exemplo.

O compositor Paulinho da Viola, que teve duas músicas de sua autoria, "Essa Nega Pede Mais" e "Na Linha do Mar" incluídas no disco "Marinheiro Só", um dos maiores sucessos de Clementina de Jesus, contou em diversas entrevistas que a cantora era fascinante. "Tudo o que se fala de Clementina de Jesus não tem a dimensão da presença dela. Ouvi-la cantando, sentada, com o seu vestido de renda, era algo absolutamente fascinante, difícil de transmitir, de traduzir em palavras." Pobre, Clementina de Jesus morreu aos 85 anos, no dia 19 de julho de 1987.


As fotos foram extraídas deste endereço:

Se você gosta de estudar "Cangaço", clik neste link:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pe. Zezinho - Cantor


Padre Zezinho é um padre católico brasileiro, nascido em Minas Gerais. Ele é conhecido também por outras habilidades, como escritor e músico.

Padre Zezinho tornou-se padre com 25 anos de idade, nos Estados Unidos, e usou vários meios de comunicação, o teatro e a música para propagar sua evangelização pelo mundo todo.

Pe. Zezinho é um dos maiores fenômenos da música cristã no mundo, e suas apresentações estão sempre lotadas, ele foi um dos pioneiros da música católica popular, usando instrumentos modernos como a guitarra elétrica e a bateria em suas músicas. Pe. Zezinho já gravou discos em mais de 5 idiomas, e em 2010 chegou a receber indicação ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã".

Atualmente, Padre Zezinho apresenta um programa em várias emissoras de rádio Católicas no Brasil e também um programa de TV. Algumas de suas canções mais 

Se você gosta de estudar "Cangaço" acesse este link:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rolando Boldrin - Cantor


 
Rolando Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra, São Paulo, em 1936. Com sete anos, ele já tocava a viola. Logo cedo, formou dupla com o irmão, e fazia pequenas apresentações em sua cidade e na rádio local. Em 1953, foi para São Paulo, para tentar a carreira artística. Em 1963, iniciou a carreira profissional, gravando com Lurdinha Pereira, que seria sua esposa depois. Ele ficou muito famoso por ser pioneiro como apresentador de programas de televisão dedicados à música caipira.
Apresentou o Som Brasil, na TV Globo, Empório Brasileiro, no SBT e Empório Brasil na TV Bandeirantes. Além de ser cantor e contador de causos, ele participou de 25 novelas e 12 peças de teatro. O Acervo Origens já postou outro disco de Rolando Boldrin, disponível aqui. Rio-Abaixo é o quarto LP de Boldrin, dedicado, como todos os outros, à música caipira. Ele tem várias lindas composições do grande Raul Torres.
 
 
De fato, uma preocupação constante de Rolando Boldrin é divulgar a música caipira e seus grandes intérpretes e compositores, a despeito do sucesso mercadológico da música brega sertaneja. Destaque para a divertida Futebol da Bicharada (Raul Torres; faixa 6, Lado A), e para a belíssima Eu, a Viola e Deus, de autoria de Rolando Boldrin 9 faixa 4, Lado A).
 
 
 
Se você gosta de estudar "Cangaço", acesse este site:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hélen Ganzarolli


Helen Ganzarolli em fotos sensuais!

Hélen Ticiane Ganzarolli nasceu São Paulo, no dia 29 de setembro de 1979.   Modelo, atriz e apresentadora de televisão brasileira.
Iniciou sua carreira quando se mudou aos doze anos para Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, onde participou de vários concursos de beleza e conquistou vários títulos. Em 1996, ao vencer um concurso chamado Miss Turismo São Paulo, e participar também do Garota Rodeio Brasil, em Barretos, ela ganhou repercussão, o que lhe rendeu um contrato com a Ford Models, e a partir daí, conseguiu exposição na mídia, devido aos desfiles de moda.
Em 2000, passou a trabalhar no programa Sabadão Sertanejo, apresentado por


Gugu Liberato no SBT, e, em seguida, foi convidada pelo apresentador para ser a Garota da Banheira no programa Domingo Legal. O quadro, que apostava na sensualidade das pessoas que participavam, lhe rendeu um convite para posar como capa da Playboy, o que a deixou conhecida no país inteiro.
Helen Ganzarolli

Em 2003, participou do filme Didi, O Cupido Trapalhão, no qual contracenou com


Renato Aragão,


Daniel


e Jackeline Petkovic, entre outros.

Em 2004, participou como destaque da última alegoria no desfile da escola de samba Aliança, de Joaçaba-SC, cujo enredo falava sobre o beijo. Helen foi convidada por


Sílvio Santos no início de 2008 para apresentar o programa Fantasia que voltava depois de alguns anos fora do ar. Ele decidiu retirá-la do Domingo Legal, para que ela se dedicasse totalmente ao programa, que no início era transmitido ao vivo de madrugada, depois nas tardes do SBT, e voltou para a madrugada.
Após a súbita retirada do programa Fantasia no dia 18 de março, Helen passou um mês fora da apresentação de programas. Ela sofreu um acidente de carro em março de 2008 na Rodovia Anhanguera, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Ela havia saído dos estúdios da emissora, também em Osasco. Apesar do susto, nada aconteceu com a apresentadora.


Recentemente, apresentava o programa Quem Não Viu, Vai Ver, e o Campeonato de Perguntas com Caco Rodrigues, seu colega de apresentação no Fantasia. Em Outubro de 2010, Helen apresentou o Cassetadas Engraçadas e Desastradas ao lado do boneco Babbú, que foi exibido durante o Horário Eleitoral Gratuito do Segundo Turno para Governador. Em 13 de dezembro de 2010, Helen estreou o Telefone e Ganhe, que foi cancelado um dia depois de sua estréia no SBT.





terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maisa - Cantora e apresentadora


Maisa Silva Andrade nasceu em São Bernardo do Campo, no dia 22 de maio de 2002. É apresentadora e cantora mirim brasileira. Foi descoberta no programa de calouros de Raul Gil.


Em 2007, se transferiu para o SBT, onde passou a apresentar o programa Sábado Animado. No ano seguinte, ganhou espaço no programa dominical de Silvio Santos

Vida pessoal

Filha única, Maisa nasceu no ABC paulista e morou dos 2 aos 7 anos em São José dos Campos. Por motivos profissionais, para apresentar um programa matinal no SBT, em julho de 2009 mudou-se para Alphaville em Barueri, na Grande São Paulo.
Carreira na Televisão
Foi descoberta em 2005, quando atuou no programa de Raul Gil - na Rede Record e, depois, na Rede Bandeirantes - dublando sucessos do grupo


Rouge,


de Ivete Sangalo


e de Wanessa Camargo.

Em 2007, Maisa transferiu-se para o SBT, para apresentar o programa Sábado Animado, atendendo telefonemas de crianças com jogos e prêmios.
Em 2008, o programa de Maisa aos sábados supera Xuxa na Rede Globo.


Ainda em 2008, começou a participar do Programa Silvio Santos no quadro Pergunte para a Maisa.
A produção do Sábado Animado adotou como estratégia usar um figurino que associasse Maisa à atriz-mirim da década de 1930, Shirley Temple.
A garota está cotada para viver a protagonista(Maria Joaquina) do remake da novela Carrossel, que será adaptada por Iris Abravanel e com previsão de estréia para março de 2012.

 Polêmica

No Programa Silvio Santos do dia 10 de maio de 2009 durante o seu quadro no programa, Maisa se assustou com um garoto maquiado e começou a chorar e gritar. Na semana seguinte, no dia 17, ela novamente chorou e se machucou ao bater a cabeça numa das câmeras.
O SBT recebeu advertência do Ministério da Justiça e durante um período a apresentadora mirim ficou proibida de participar do programa Sílvio Santos. O Ministério Público investigou se houve exploração indevida da imagem da menina, na época com seis anos, pela rede de televisão.

Trabalhos

Maisa já participou, como, cantora em algumas oportunidades no Programa Do Raul Gil, mas somente em 2009, com o Especial Dia Das Crianças Com Maisa, resolveu entrar na carreira musical lançando seu primeiro CD Tudo Que Me Vem Na Cabeça.

Fonte: Wikipédia

Se você gosta de estudar o tema "Cangaço" acesse este endereço:

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Zé Gonzaga - Cantor



José Januário Gonzaga do Nascimento, conhecido pelo nome de Zé Gonzaga, além de cantor, compositor e instrumentista, o acordeonista é o filho de nada menos que o grande tocador de 8 baixos Seu Januário, tendo como irmãos, Luiz Gonzaga, Chiquinha Gonzaga e Severino Januário.
Começou sua carreira cantando em programas de calouros. Em 1948, já no Rio, a convite do irmão, foi contratado pela Rádio Guanabara alavancado pela enorme popularidade de Luiz Gonzaga, então já muito famoso, gravou em 1949 pela Star o seu primeiro disco.

 

Em 1950 fez duas gravações de disco em 78 rpm pela Odeon. A primeira, o calango "Ai sanfona" de Jeová Rodrigues e José Januário e a rancheira "Bate sola" de Jeová Rodrigues e José Januário. E a segunda o xaxado "Alencarina Bonita" de José Januário e José Amâncio e o choro "Disco voador" de José Gonçalves e Abelardo Barbosa, o famoso apresentador de Televisão "Chacrinha".


O sucesso é mesmo complicado para se entender. Para um, a fama, todas as honras e homenagens, e o relançamento de toda a sua obra, mesmo às vésperas dos catorze anos da sua morte: Luiz Gonzaga. Para outro, embora melhor músico que o irmão, porém com uma voz não tão poderosa, o doloroso esquecimento em vida desde a década de 1970. Falamos de outro Gonzaga bem menos famoso, o Zé. Em 12 de abril de 2004, completaram-se dois anos do seu falecimento. Esquecido e condenado a ter o seu passado musical apagado, pois grande parte do seu acervo está mofando nas prateleiras da EMI, gravadora que comprou a Copacabana. Do restante nem se fala, pois não se sabe onde está. Há preciosos discos de 78 rotações e LPs somente em poder de colecionadores, alguns deles radialistas que fazem dos seus discos troféus para ganhar audiência, embora sejam verdadeiros coveiros culturais.
José Januário dos Santos, conhecido artisticamente como Zé Gonzaga, nasceu em Exu/PE em 15/01/1921 e faleceu no Rio de Janeiro/RJ em 12/04/2002, aos 81 anos de idade. Era o mais novo dos cinco homens, dos filhos de Januário, pai de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Tal qual o pai Januário, o irmão Severino, a irmã Chiquinha e o irmão Luiz, Zé tinha um enorme talento musical e sem dúvida foi um dos maiores músicos de sanfona deste País, de todos os tempos. Todos tocavam sanfona de oito baixos, mas somente Luiz e Zé a trocaram por outra de 120 baixos. Zé também foi ótimo compositor. Eram lindas suas harmonias e tinha também talento como letrista. Luiz que era um mestre da sanfona considerava-o também o melhor músico da família que, ao todo, tinha sete artistas entre pai, irmãos e irmãs.
Fugindo da seca do sertão pernambucano, Zé Gonzaga, em 1939 saiu em direção ao sul do País em busca de ajuda dos seus irmãos Joca e Severino que moravam em São Paulo, ou Luiz, no Rio de Janeiro, que não via desde 1930.
Não achou os irmãos de São Paulo, escreveu para a mãe, D. Santana, pedindo o endereço de Luiz no Rio de Janeiro. E foi assim que numa manhã de março de 1940, numa pensão situada na Rua São Frederico, 14, no Morro de São Carlos no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga foi acordado antes da hora por D. Tereza, uma portuguesa, dona da pensão que lhe disse:
- Gonzaga, acorda que cá está um gajo a dizer que é teu irmão.
Gonzaga que ainda vivia no mangue tocando em praça pública para sobreviver, respondeu:
- Oxente D. Tereza, que diabo é isso?
Aí, tropeçando de sono foi até a porta, reclamando, e deu de cara com um rapaz moreno de olhos azuis iguais ao da sua mãe. Disse José, com quem Luiz sempre teve uma relação de amor e ódio, que ao aparecer aquele negão, de cara redonda, perguntou:
- Você é que é Luiz Gonzaga? Eu sou José seu irmão, ao que Luiz respondeu:
- E você veio fazer o quê aqui, seu moleque safado que eu não mandei chamar ninguém porque eu estou pior que vocês?
- Eu vim praqui porque tá uma seca danada lá no Sertão e mãe mandou dizer pra tu dar um jeito de ajudar a gente.
De imediato, a ajuda de Luiz foi comprar um colchão para o irmão e pagar pra ele as despesas de hospedagem da pensão. Zé então com 19 anos passou a ajudar o irmão carregando-lhe a sanfona até o Mangue e a passar o pires no recolhimento das gorjetas. Depois com o passar do tempo e tendo Luiz Gonzaga ficado famoso, deu-lhe uma sanfona, o incentivo e abriu os espaços para o novo artista.




Se você gosta de ler "Cangaço", acesse este site:

domingo, 18 de setembro de 2011

Richard Gere - Ator


Richard Gere era filho de um fazendeiro metodista que se tornou vendedor de seguros, cresceu ao lado dos quatro irmãos numa fazenda próxima a Syracuse (Estado de Nova Iorque). Foi presenteado com uma bolsa como ginasta para estudar filosofia na University of Massachusetts e apresentou-se em bandas de rock.
Deu início à carreira teatral em musicais da Broadway e passou dois anos em Londres. De volta a Nova Iorque, fez papéis dramáticos e estreou no cinema em Report to the Commissioner (1975). Em seus três primeiros filmes de destaque (Cinzas no Paraíso, 1978, Gigolô Americano, 1980, e A Força do Destino, 1982), interpretou personagens inicialmente destinados a


John Travolta, que os recusou.

Retornou à Broadway para atuar em Bent (1979) e, durante os anos 80, não foi muito feliz na escolha dos filmes que estrelou. Foi apenas com Justiça Cega e Uma Linda Mulher, ambos de 1990, que recuperou seu prestígio.
Trabalhou em seguida com o diretor japonês


Akira Kurosawa (Rapsódia em Agosto, 1991) e contracenou com estrelas como


Kim Basinger e Uma Thurman (Desejos, 1992), Lena Olin (Mr. Jones, 1993), Jodie Foster (Sommersby, 1993) e Sharon Stone (Intersection, 1994). Estima-se que seu cachê seja atualmente de US$ 8 milhões.

Foi casado com a artista plástica brasileira


Sylvia Martins


e com a modelo Cindy Crawford.


Teve romances com Diane von Fürstenberg,


com a atriz Penelope Milford e com a produtora


Dawn Steel.


Depois de separar-se de Cindy, foi visto com a modelo britânica e aspirante a atriz Laura Bailey.
Converteu-se ao budismo, tornou-se vegetariano e está ligado a causas ligadas à paz, aos direitos humanos e aos direitos dos animais em todo o mundo. Entre os projetos que contam com seu apoio, está o Oásis para a Paz, uma cidade criada conjuntamente por judeus e palestinos em território israelense, como forma de provar que a convivência pacífica entre os dois povos é possível.


Gere fez um comercial com a atriz brasileira Carolina Ferraz em 2008. Ferraz foi aos Estados Unidos para gravar o filme. O comercial foi para um produto da empresa Niely cosméticos, embalado pela canção que é tema do filme mais conhecido da carreira de Gere, Uma Linda Mulher. É a primeira vez que Gere faz um comercial para uma empresa de cosméticos do Brasil.

Wikipédia

Se você gosta de estudar "Cangaço" acesse este site:

sábado, 17 de setembro de 2011

Florinda Bolkan - Uma famosa atriz brasileira


Florinda Bolkan nasceu em Uruburetama, no dia 15 de fevereiro de 1941. É uma atriz brasileira.
Filha de um deputado e neta de um padre pelo lado materno, Florinda Bolkan morou alguns anos em Fortaleza, CE, e no Rio de Janeiro até se tornar cidadã do mundo. Foi inspetora de voo da Varig e, ao longo de sua carreira, tornou-se fluente em inglês, italiano e francês.


Foi para a Itália em 1968, descoberta para o cinema por Luchino Visconti. Mudou de país e de nome e passou a se chamar Florinda Bolkan ,antes era Florinda Bulcão, por ser um nome mais artístico e pronunciável para estrangeiros.


No seu primeiro filme, Candy, contracenou com o beatle Ringo Starr. Depois dele, fez mais 40 filmes. Em Una breve vacanza (Amargo Despertar) foi dirigida por Vittorio de Sica.


Fez aquele que pode ter sido um dos melhores filmes de sua carreira, Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, sob direção de


Elio Petri.


Enrico Maria Salerno

dirigiu-a em Anonimo Venziano (Anônimo Veneziano). Contracenou com 


Jean-Louis Trintignant,


John Cassavetes


e Annie Girardot.


A exemplo de Sophia Loren,


Claudia Cardinale


e Monica Vitti,

também ganhou por três vezes o Prêmio David di Donatello, o Oscar do cinema italiano. De Sica quando contratou Florinda para fazer Una breve vacanza (Amargo Despertar), o filme que iria lançá-la no mercado dos Estados Unidos, disse a seguinte frase:

"Escolhi você por que seus olhos são de quem já conheceu a fome".

A resposta de Florinda Bolkan:


"Quem nasce no Ceará traz uma carga de verdade muito dura e forte".

Fonte: Wikipédia
Se você gosta de estudar o tema "Cangaço",
acesse este endereço: